Ir para o conteúdo principal

Cotribá promove convenção com equipe do agro e aposta em gamificação para impactar resultados

A Cotribá realizou entre os dias 3 e 6 de julho, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, uma convenção de vendas com os consultores do agro. Cerca de 70 profissionais, dentre os quais técnicos e engenheiros agrônomos, participaram da imersão, juntamente com o comitê gestor e a direção.

Na abertura, o presidente, Celso Leomar Krug, agradeceu a presença e o empenho dos funcionários em buscar conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional em prol do bom atendimento de associados e clientes e, consequente,ente, do crescimento da cooperativa.  Já o coordenador geral do evento, gerente Jonas Antonello, enfatizou que a convenção 2019 estava ancorada em três grandes pilares: trabalho, clientes e pessoas. Durante os três dias de trabalho, temas foram apresentados e discutidos relacionados com esses pilares. O momento foi de alinhar o planejamento estratégico com a equipe, reforçar o engajamento e dar um gás extra para iniciar o ano-safra (ciclo 2019\2020).

Os trabalhos começaram na quarta-feira, 3, à tarde, e foram conduzidos pela empresa parceira Syngenta, que propôs a abordagem “Experimente o futuro com a Syngenta hoje”. Na oportunidade, a Representante Técnica de Vendas (RTV), Silvana Fin, apresentou os resultados da empresa no ano passado e até maio deste ano, com dados do Brasil e da Cotribá, bem como os fatores que determinaram o cenário. As novas estratégias da empresa, soluções e oportunidades também foram explanadas pelos profissionais da empresa, como o gerente de agricultura digital do Brasil, Celso Batistella, por exemplo, que tratou das soluções digitais que a multinacional dispõe para auxiliar revendedores e, consequentemente, produtores. Uma palestra com o consultor Claudio Diogo encerrou o primeiro dia de evento. Enfático e bem humorado, ele proferiu a palestra “Reinventando a venda”.

Na quinta-feira, 04, foi a vez da empresa  parceira Bayer desenvolver as atividades com a equipe.Na oportunidade, o diretor comercial, Abdalah Novaes, apresentou a Nova Bayer e seu portfolio de soluções tecnológicas e inovadoras e destacou a aquisição da Monsanto, como marco histórico que une duas potências complementares na agricultura. Outros profissionais também estiveram presentes para atualizar o corpo técnico da cooperativa. Proteção de cultivos, eementes e biotecnologia, tecnologias digitais e serviços foram os assuntos do gerente de estratégia de distribuição do Brasil, Everson Zin, por exemplo. Plataformas e inovações digitais para o agronegócio também foram apresentadas pela empresa. Já Eduardo Flores, RTV Bayer, apresentou as campanhas comerciais e resultados do ciclo anterior.

Rumo ao Topo

A grande novidade da Convenção Cotribá foi a estratégia de gameficação para desenvolver, engajar e impactar a equipe de consultores do agro. Os trabalhos foram conduzidos pela equipe da Gestora Consultoria durante os três dias de convenção, quando os grupos foram desafiados a cumprir tarefas, superar desafios, avançar fases e solucionar impasses, como fazem todos os dias no ambiente de trabalho. Com a dinâmica, os funcionários precisaram competir e trabalhar em equipe para atingir o topo.

O objetivo principal da metodologia, cada vez mais aderida pelas empresas, é levar para o ambiente corporativo a motivação, a competitividade e a satisfação que os jogos levam para a vida das pessoas, sejam eletrônicos ou analógicos.

Os novos direcionadores estratégicos 

Durante a Convenção Cotribá 2019, o vice-presidente, Enio Cezar Moura do Nascimento, e a gerente Administrativa, Ana Marlize Schreiner, apresentaram os novos direcionadores estratégicos da cooperativa (missão, visão e valores) para o período 2019/2023. São eles que fazem a identidade da organização e constituem, portanto,  um dos passos mais importantes do processo de planejamento estratégico, pois todas as outras estratégias serão influenciadas e orientadas por estes três direcionadores.

Missão: Atuar de forma cooperativa, garantindo a rentabilidade com responsabilidade social e ambiental

Visão: Ser uma cooperativa reconhecida por sua rentabilidade

Valores: Cooperativismo; comprometimento; autogestão/gestão democrática; foco em resultados; cumprimento de leis, normas e processos; ética; inovação, responsabilidade

Cooperativismo em voga

A convite do vice-presidente, Enio Cezar Moura do Nascimento, o deputado Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do RS (Frencoop/RS), fez uma breve participação no evento, na tarde da sexta-feira, 05. Na oportunidade, falou sobre o protagonismo econômico e social do cooperativismo, destacando as ações realizadas pela Frente no sentido de apoiar e fortalecer o sistema.

Conquistas Agro

Na oportunidade, foram reconhecidos os destaques do semestre nas categorias Consultor e Líder de Unidade. As melhores performances foram premiadas com placas de homenagens e medalhas. Os primeiros colocados também receberam um prêmio surpresa. Os destaques foram:

Consultor:

1º lugar: Wilian Guareschi

2º lugar: Vagner Ramalho Junior

3º lugar: Vinicius Floss

Líder:

1º lugar: Lucas Martins

2º lugar: Milton Severo

3º lugar: Gustavo Beskow

O evento também foi repleto de sentimento e emoção com a presença dos familiares em diversos momentos da convenção. Na chegada, o grupo já havia sido surpreendido com a foto da família no crachá. E, no final, um vídeo com depoimentos aos campeões e aplausos a todos os demais pela garra e pela importância que representam em casa e na empresa mexeu profundamente com os participantes, muitos não puderam conter as lágrimas.

Essa, inclusive, foi a linha dos discursos dos diretores no encerramento do encontro. Eles transmitiram uma mensagem de otimismo, motivação e salientaram que os esforços da cooperativa são para que todos que formam a família Cotribá cheguem e mantenham-se no topo, associados, funcionários e parceiros.