Ir para o conteúdo principal

CIPA realiza ação alusiva ao Outubro Rosa

 

Durante o mês de outubro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Sescoop/RS promoveu inúmeras divulgações sobre a prevenção e conscientização do câncer de mama. O mês encerrou com uma palestra aos funcionários do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, no dia 28 de outubro, com o Instituto da Mama do RS (IMAMA).

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sistema, Vergilio Perius, que deu as boas vindas a todos e falou sobre a importância do cuidado com a saúde. Em seguida, as voluntárias do Instituto, Monika Cardoso e Arlete Pasqualetto, apresentaram o Imama, qual seu papel, área de atuação, as leis conquistadas, os tipos de câncer, como fazer o auto exame, números do Rio Grande do Sul, dentre outros.

Em sua fala, Monika destacou que seu papel, como voluntária, é levar a informação para o maior número de pessoas possível, pois ela salva vidas. “Cada mulher tem 8% de possibilidade de ter câncer de mama. O importante é prestarmos atenção no nosso corpo frequentemente para que, a qualquer mudança, estejamos alertas e consigamos tratar. Não existe uma vacina para o câncer. Mas o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem 95% de chance de cura”.

Sobre o Imama

Mantido pelo Hospital Moinhos de Vento, o Instituto é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Foi fundado em 29 de julho de 1993 e busca busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama.

Para tanto, atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Também atua como articulador de políticas públicas e é reconhecido por sua habilidade em promover uma mobilização social consciente e colaboradora.

Ao longo de sua história, já alcançou muitas conquistas: a legitimação do Projeto de Lei 266/07 que autoriza a criação e instalação dos Comitês de Tolerância Zero para Mortalidade por Câncer de Mama nos municípios gaúchos e a cedência do terreno para a construção da Futura Sede Educativa do IMAMA são fortes exemplos disso.

Para saber mais: http://institutodamama.org.br