Ir para o conteúdo principal

Coogamai conquista licenciamento para mais de 200 garimpos

O ano de 2019 está terminando com uma excelente notícia para o setor garimpeiro do norte gaúcho. A Cooperativa de Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai (Coogamai) anunciou na última semana a conquista de 219 licenças de operação (LO) expedidas pela Fepam para garimpos localizados em seis municípios da sua área de atuação.

As licenças são individuais para cada garimpo, constando nome e CPF do proprietário. Não há registros de alguma empresa ou cooperativa de mineração que tenha conquistado um número tão grande de licenças de operação de uma só vez.

O presidente da Cooperativa, Isaldir Antônio Sganzerla, destaca o empenho da direção, equipe técnica e associados na conquista do licenciamento, salientando que esta é mais uma batalha histórica vencida pela Coogamai, que há 30 anos luta pela viabilidade dos garimpos na região.

O engenheiro de minas da Cooperativa, Anderson Oliveira, lembra que as 219 licenças de operação contemplam 95% dos garimpos da área de atuação da Coogamai, destacando também, o trabalho árduo que foi desenvolvido para se chegar a esta conquista.

A bióloga Raquel Ceratti enfatiza o marco histórico para a Cooperativa que é a conquista do licenciamento e lembra que algumas exigências foram feitas pela Fepam, principalmente quanto ao cuidado com as áreas de preservação permanente (APP’s).

A Coogamai estima que na atualidade cerca de 1,4 mil garimpeiros trabalham na extração da pedra ametista e outros cristais nos oito municípios da sua área de atuação, com uma produção mensal de 400 toneladas.

Saiba mais sobre a Coogamai

A edição #16 da RGCoop traz uma reportagem especial sobre a primeira cooperativa de garimpeiros do Brasil, a Coogamai. O conteúdo produzido por nossa Assessoria de Comunicação mostra como a Cooperativa consegue aliar a produção à sustentabilidade, viabilizando a atividade mineradora na região Norte do Estado. Ficou interessado em conferir o conteúdo? Acesse aqui a Rio Grande Cooperativo e leia na íntegra a reportagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coogamai
Foto: Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS