Ir para o conteúdo principal

Arla inaugura fábrica de ração e amplia complexo de grãos

Em evento realizado no dia 8 de janeiro, em Cruzeiro do Sul, a Arla Cooperativa reuniu a comunidade regional, associados, conselheiros, dirigentes e autoridades para a inauguração de sua fábrica de ração, em uma solenidade que marcou também a ampliação do complexo de grãos da cooperativa. Na fábrica de rações, foram investidos 1,2 milhão de reais, de um total de R$ 5 milhões que foram investidos em todo o complexo. Participaram da solenidade, o presidente da cooperativa, Orlando Stein, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o prefeito em exercício de Cruzeiro do Sul, João Dullius e o padre Antônio Puhl e o gerente geral da Arla, Breno Ely. O diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, e Gerson Lauermann, superintendente do Sescoop/RS, também estiveram presentes.

A cooperativa, com a inauguração da fábrica de ração e a ampliação de complexo de grãos, passa a oferecer aos seus 2.200 associados mais opções para a comercialização de sua produção, armazenamento da colheita e rações de qualidade para os insumos em suas propriedades. Para o futuro, segundo informações do presidente Orlando Stein durante a cerimônia, a projeção é da edificação de um pavilhão para depósito e comercialização de insumos agrícolas e de uma unidade de recebimento de grãos no município de Vale Verde, no Vale do Rio Pardo.

História

A Cooperativa Rural dos Vales “Cooperval” foi fundada em 14 de abril de 2004, por 20 associados da Associação Rural de Lajeado, que se juntaram para formar uma cooperativa com o objetivo de ter uma opção para armazenagem da produção da região. O projeto teve o aval da Associação Rural de Lajeado, que juntamente com seus associados o idealizou. A obra do complexo de silos foi iniciada em meados de 2009. O projeto inicial previa duas linhas de cinco silos de alvenaria com capacidade de 1.200 toneladas cada, totalizando 12.000 toneladas, mas optou-se por incluir mais uma linha que totalizou capacidade estática de 18.000 toneladas. No dia 28 de março de 2011 as duas primeiras cargas de soja foram descarregadas na cooperativa, que pertenciam aos senhores Anselmo Johann e Carlos Schorr. A colheita de soja naquele ano foi marcada por um período de muita chuva, e a estrutura física da unidade não estava completamente finalizada, o que ocasionou problemas de acúmulo de água nos poços dos elevadores e moega. Relata-se também a substituição prematura das máquinas de limpeza, bem como, posteriormente, da unidade de secagem (secador).

No início, os próprios associados não acreditavam que esta capacidade seria completada com grãos. Havia certa desconfiança, pois faltava a experiência necessária neste tipo de operação. No ano de 2012 houve uma estiagem que prejudicou as lavouras da região. Na época, o município de Cruzeiro do Sul decretou emergência, o que possibilitou adiar o pagamento do financiamento daquele ano. Em 2013 iniciou-se um trabalho de visitas às propriedades dos associados, com o objetivo de despertar a confiança nos serviços prestados pela cooperativa. Já no ano de 2015 a capacidade estática não foi suficiente para armazenar toda a colheita de soja e milho da região. Foi instituída uma regra para a entrega de grãos, que todo produtor fosse sócio da cooperativa. Neste mesmo ano, em função da alta demanda e precariedade do secador Ferrabil, foi necessária a compra e instalação de um novo secador, com maior capacidade e melhor desempenho. Nesta época, a cooperativa teve grandes problemas com a qualidade do milho armazenado.

No ano de 2017 a Associação Rural de Lajeado, pela aprovação de seus associados, foi transformada em cooperativa, cuja razão social passou a ser Arla Cooperativa Ltda, mantendo a tradição, origens e simplicidade dos 80 anos de existência. A partir daí, a ARLA incorporou a Cooperval, formando uma cooperativa mais sólida e robusta. Ainda no ano de 2017 registra-se o fato do esgotamento da capacidade de estocagem da unidade, em função da alta produção de milho e soja daquela safra. A cooperativa teve que receber apenas dos associados que haviam comprado insumos para a produção, e foi necessário estocar temporariamente os grãos no chão, entre os silos. No dia 28 de fevereiro de 2018 iniciou-se mais um projeto de ampliação da capacidade de armazenagem. Adicionou-se a capacidade de mais 6.000 toneladas ao complexo, com melhoramentos na logística interna dos caminhões, adição de mais uma balança rodoviária e escritório para a saída dos veículos descarregados. Neste ano registra-se também a ampliação da subestação, com instalação de energia de alta voltagem com novos transformadores e nova estrutura interna.  Hoje, a unidade opera no limite e novos investimentos em armazenagem devem acontecer nos próximos períodos na região.