Ir para o conteúdo principal

Governo do RS debate projeto de recuperação da Cosulati com a Ocergs

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, participou na tarde desta terça-feira (03/03) de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, e o chefe de gabinete do Governo, Paulo Morales. Na pauta, o governador do RS expôs sua preocupação com o momento atual da cooperativa Cosulati, de Pelotas, na região Sul do Estado. Eduardo Leite destacou o apoio do Governo e a importância da busca de parcerias com outras cooperativas para fortalecer a produção da indústria de leite da cooperativa sul-rio-grandense, no município de Pelotas. O governador também explanou sobre a importância da reativação da indústria de frangos da Cosulati, no município de Morro Redondo. O Governo do RS analisa alternativas para aproveitamento da capacidade ociosa das plantas industriais da cooperativa, com o objetivo de incentivar o crescimento da economia e a geração de empregos na região Sul do Estado.

Construção de casas populares através de cooperativas habitacionais

Vergilio Perius apresentou ao governador do Estado o projeto de incentivo à construção de casas populares através de cooperativas habitacionais. O projeto consiste em preparar alguém do grupo familiar para ter uma profissão na construção civil e, principalmente, trabalhar a gestão cooperativa no processo de formação desse cidadão. O programa seria desenvolvido pelo Sescoop e outras entidades do Sistema S, com participação de cooperativas, com quatro horas em sala de aula e quatro horas de trabalho em canteiro de obras, construindo casas para os próprios trabalhadores em geral e beneficiários do Bolsa Família. “A cooperativa capacita seus futuros associados, que se beneficiam com a construção de sua casa própria e se qualificam profissionalmente para atuar no ramo da construção civil”, explica Perius.

O governador Eduardo Leite recebeu a proposta e ficou de apresentar a pauta aos órgãos responsáveis pelo tema da União Federal. Perius ressalta a necessidade de apoio das prefeituras e do governo do Estado com a questão da logística, infraestrutura, terrenos e urbanização.