Ir para o conteúdo principal

Live do ramo Transporte debate desafios e oportunidades do setor

O Sistema Ocergs promoveu, no dia 23 de outubro, a Live do Ramo Transporte, pela Plataforma Microsoft Teams, com o objetivo de debater sobre modelos de negócios, intercooperação e o panorama da Reforma Tributária e seus possíveis impactos para as cooperativas do setor.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sistema, Vergilio Perius, que destacou alguns números do ramo, como seus números, a importância da intercooperação e outras oportunidades de desenvolvimento e modernização das cooperativas do setor no contexto em que estamos de uma pandemia global e principalmente, pós pandemia.

Intercooperação

O diretor da Ocergs e presidente da Cootraibi, Roberto Brezolin, reforçou a importância da intercooperação principalmente no que tange a ganho de mercado e fidelização do associado. “As cooperativas, através da Rede Transporte, fazem um trabalho espetacular, agregando valor e renda aos associados. A intercooperação, que começou dentro do nosso setor, hoje está indo para outros ramos e buscaremos, cada vez mais ganhar esse espaço”. Destacou também o papel do gestor nesse processo: “A intercooperação está no DNA do associado e da cooperativa, mas o gestor precisa cuidar do associado e do tomador de serviço, buscar a intercooperação e a participação de todos para conquistar a credibilidade e, assim, promover o crescimento do ramo”, destacou.

Identidade Cooperativa

O presidente da Rede Transporte e da Vale Log, Adelar Steffler, deu destaque à identidade cooperativista. Para ele, a intercooperação é um fator muito importante, mas atrelado à qualificação para transformar e melhorar as coops de transporte. “Nosso principal desafio atualmente é fazer com que o cooperado conheça e entenda o que é realmente uma cooperativa, e que nós, como gestores, apenas o representamos, mas ele é o dono. E ainda, difundir os programas desenvolvidos pelo Sescoop como PDGC, GDH e PAGC para desenvolver as cooperativas. Não existe cooperativa forte com associado fraco e nem o contrário. A intercooperação só vai acontecer depois disso”.

Na sequência, a presidente da Cooperlíquidos e diretora financeira da Rede Transporte, Etiane Clavijo, apresentou um breve histórico da criação da Cooperativa e os principais desafios enfrentados, os diferenciais do modelo cooperativo e o suporte técnico e qualificação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS para que a cooperativa se torne cada vez mais sustentável.

Reforma Tributária

Por fim, a advogada tributária da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Amanda Oliveira, apresentou um panorama sobre a Reforma Tributária e expôs o trabalho que o Sistema OCB tem desenvolvido com relação ao assunto e quais os pontos de atenção para o Ramo Transporte, como por exemplo, inadequação do instituto da isenção para as receitas decorrentes dos atos praticados entre as cooperativas e seus associados, nos termos do art. 79 da Lei 5.764/71; revogação da exclusão de base de cálculo do ato cooperativo, inclusive das sobras;  geração e apropriação de poucos créditos, visto a natureza do serviço e da alocação do custo no cooperado; incidência sobre acréscimos – como multas e encargos, dentre outros.

Escola de Formação de Motoristas

Pensando na qualificação de seus associados, a Vale Log, juntamente com Rede Transporte e Sescoop/RS criou a Escola de Formação de Motoristas, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico e prático de motoristas recém habilitados na categoria ‘E’, a fim de formar profissionais mais preparados para atuar no transporte rodoviário de cargas. O curso compreenderá aulas teóricas e práticas, com abordagem de diversos conteúdos como mecânica básica, trânsito, meio ambiente, educação financeira, dentre outros.

O curso será ministrado por instrutores técnicos com conhecimentos específicos nas áreas de ensino e a certificação será pelo Sescoop/RS e a primeira turma está prevista para início em dezembro.

Mais informações: treinamento@coopervalelog.com.br.