Ir para o conteúdo principal

Seminário debate a Transformação Digital no Cooperativismo

A Transformação Digital cria oportunidades de negócios e novas alternativas para as cooperativas. Esse foi o tema central de discussão no 19° Seminário Gaúcho do Cooperativismo, transmitido pelo canal do YouTube do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em virtude da pandemia da Covid-19 e dos protocolos de segurança.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, destacou a importância do tema no âmbito cooperativista, sobretudo no papel das organizações no sentido de apoiar ações que estimulem a inovação e a transformação digital. Perius também enfatizou a integração do Governo do Estado e o cooperativismo, com a posse dos membros do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop). “O Rio Grande do Sul é um estado cooperativo porque tem mais de 50% das famílias vinculadas ao sistema cooperativista”.

Inovação nas cooperativas

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, afirmou que a transformação digital é um tema que precisa constantemente ser pauta de debate e saudou a iniciativa de trazer o assunto durante o Seminário. O dirigente explanou sobre a plataforma Inovacoop, lançada este ano pelo Sistema OCB, com o objetivo estimular as unidades estaduais a fortalecerem e reforçarem a inovação junto às cooperativas. “É fundamental que o nosso cooperativismo, os nossos líderes, compreendam essa grande transformação que vem ocorrendo na humanidade”. O presidente da Unidade Nacional comentou sobre o papel dos jovens na transformação digital e a sua influência positiva na mudança.

Desenvolvimento econômico e social

O presidente da Frencoop/RS, Elton Weber, trouxe uma reflexão sobre o contexto histórico de formação do cooperativismo no Rio Grande do Sul e o impacto que a transformação digital impôs à forma de comunicação das pessoas e da sociedade. Para o deputado estadual, o cooperativismo é a alternativa de crescimento do Estado e a integração entre as organizações, cooperativas e Poder Público é fundamental para a busca de políticas públicas que potencializem o movimento cooperativo. “O principal pilar de desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul é o cooperativismo”.

Digitalização no campo

Representando o governador do Estado, Eduardo Leite, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, pontuou a importância da implantação de soluções digitais e programas que ajudem a aumentar a produção e a produtividade das propriedades rurais. O deputado federal destacou o trabalho das cooperativas no oferecimento de serviços de internet no meio rural. E também citou o exemplo do Programa Energia Forte no Campo, que conta com a parceria de projetos de cooperativas de Infraestrutura e tem como objetivo melhorar redes de energia elétrica na zona rural.

Conselho Estadual do Cooperativismo

O 19° Seminário do Cooperativismo do Gaúcho marcou também a oficialização da posse dos membros do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), composto por representantes de dez secretarias estaduais, da Ocergs e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RS (Unicafes/RS).

As cooperativas gaúchas e a transformação digital

O painel “As cooperativas gaúchas e a transformação digital” contou com a participação dos diretores da Ocergs. Dentre os temas ressaltados, os dirigentes demonstraram que todos os ramos de atuação são impactados com as novas tecnologias e as mudanças trazidas pela transformação digital.

Na pauta da discussão, alguns tópicos foram apresentados pelo corpo diretivo da Ocergs:

Cooperativismo em âmbito mundial

Para o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco, a crise imposta pela pandemia da Covid-19 abrange questões sanitárias, sociais, econômicas e ambientais. Antes mesmo desse contexto, o dirigente afirmou que a ACI já se posicionava diante dos desafios e metas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030 das Nações Unidas.

Diálogo com organizações

A erradicação da pobreza, criação de trabalho decente, ação contra a mudança global do clima, equidade de gênero e a paz estão presentes no plano estratégico da organização internacional. Nesse sentido, Guarco destaca o diálogo constante com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e outras organizações. “Posicionamos o movimento cooperativo como protagonista da aliança global para o desenvolvimento sustentável, de acordo com o ODS 17 da Organização das Nações Unidas”, ressaltou.

Cooperativismo no mundo

A Aliança Cooperativa Internacional é uma das maiores organizações não governamentais do mundo hoje pelo número de pessoas que representa, com mais de 1 bilhão de membros cooperativos e 3 milhões de cooperativas em todo o mundo. As cooperativas empregam 280 milhões de pessoas no mundo, o que representa 10% da população mundial. “Temos a convicção de que somos a maior rede global de empresas, identificadas com valores e princípios”, disse.

De acordo com o dirigente, é praticamente impossível pensar atualmente na gestão de qualquer tipo de empresa sem levar em conta as novas tecnologias. “A transformação digital não só deve nos ajudar a melhorar nossa produtividade, a nos fazermos mais competitivos, a agilizar a gestão, mas deve também ser um instrumento para alcançar uma participação mais fluída, aberta e eficaz de todos os nossos associados”.

Impacto nos postos de trabalho

Outra preocupação em âmbito global é como a transformação digital impacta a quantidade e qualidade dos postos de trabalho. A pauta está inserida dentro do tema da economia de plataforma, na qual a ACI e OIT tratam de discutir modelos de governança que criem regulamentações e melhores condições de trabalho para os trabalhadores. O presidente da ACI também citou as novas tecnologias da informação e comunicação no mercado financeiro, que permitem o avanço em processos de inclusão financeira, sobretudo em países nos quais existem muitas pessoas fora do sistema financeiro.

Desafios da transformação digital

Para concluir, Guarco elencou os três principais desafios para o cooperativismo com relação à transformação digital. “O primeiro é olhar as novas tecnologias da informação e comunicação a serviço da participação democrática dos associados; o segundo é desenvolver plataformas cooperativas para criar trabalhos decentes, multiplicar oportunidades e para evitar a precarização laboral; e o terceiro é impulsionar as fintechs cooperativas, empresas que estejam nas mãos da comunidade para contribuir com a democracia do sistema financeiro e para que as ferramentas financeiras sirvam à economia real em cada território”.

Troféu Padre Theodor Amstad

A cerimônia também marcou a entrega do Troféu Padre Theodor Amstad ao presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May. O Prêmio é uma iniciativa da Ocergs que reconhece os relevantes serviços de uma personalidade do cooperativismo e que contribui, juntamente com as cooperativas, para o desenvolvimento econômico e social das comunidades.

Evento no YouTube

Em tempos de pandemia e protocolos de segurança, de forma inédita o Seminário este ano aconteceu no formato digital. A transmissão ocorreu pelo canal do YouTube do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Não conseguiu acompanhar ao vivo, mas tem interesse em assistir o evento? Acesse AQUI e confira tudo que rolou no Seminário Gaúcho do Cooperativismo.