Ir para o conteúdo principal

Sementes do Cooperativismo entre os Melhores do Ano

Entre um total de 595 projetos inscritos em sete categorias do Prêmio Somoscoop Melhores do Ano, representando 22 estados do Brasil, a Certaja Energia conquistou o honroso 2º lugar em nível nacional, entre um total de 91 inscritos na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, com o Projeto Sementes do Cooperativismo.

“Este é o reconhecimento pelo empenho de nossa equipe em espalhar a semente da cooperação entre jovens. Estamos construindo um mundo diferente quando começamos a cultivar valores elevados desde cedo. Esse é o espírito cooperativista que nos norteia desde que a Cooperativa acendeu sua primeira lâmpada nas comunidades rurais que atende”, frisou o presidente da Certaja Energia, Renato Martins, em sua fala ao vivo no evento online da entrega do prêmio.

A gestora do Núcleo de Comunicação da Cooperativa, Simone França, pontua o engajamento que brota a cada edição do Sementes, em diferentes escolas do Ensino Fundamental. “Nesses momentos percebemos o quanto os jovens são corações e mentes férteis para que germine uma outra mentalidade, que pense na coletividade e construção de um país melhor. Temos orgulho de nos envolver com causas desse tipo”.

EXPERIÊNCIA COLETIVA

Criado em 2004 e reformatado em 2010, o objetivo do Sementes do Cooperativismo é ampliar a educação cooperativista para além dos associados, visando preparar os futuros líderes e cooperados da Certaja a contribuírem com o desenvolvimento da Cooperativa.

O projeto atende o 5° princípio do cooperativismo (Educação, Treinamento e Informação), que trata da Educação Cooperativa, manifestando o compromisso com a comunidade e é desenvolvido em escolas da área de atuação da Cooperativa. A valorização do ser, ao invés do ter, é um dos alicerces do Sementes.

Desafios são lançados nas instituições escolhidas a cada ano, com reuniões preparatórias organizadas pelo Núcleo de Comunicação da Certaja e constante apoio e monitoramento. As apresentações culturais ocorrem em um dia festivo, com direito a peças de teatro, paródias, shows e a culminância com a divulgação dos resultados. Um almoço em clima de fraternidade entre os jovens encerra a programação.

A organização do Projeto está sob a responsabilidade do Núcleo de Comunicação da Cooperativa e conta com a parceria e apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Quer saber mais sobre o Projeto? Confere a reportagem que fizemos na RGCoop contando tudo! CLIQUE AQUI e confira na página 22

A transmissão completa do Prêmio Somoscoop – Melhores do Ano pode ser assistida na íntegra no canal do YouTube da OCB.

* As fotos que ilustram a matéria são de eventos realizados antes da Pandemia do Coronavirus