Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS participa do webinário de lançamento do World Cooperative Monitor

Apresentado por Peter Westall (CVO da Cooperativa de Consumo Midcounties, no Reino Unido), a nona edição do relatório World Cooperative Monitor, que explora o impacto econômico e social das 300 maiores cooperativas do mundo, foi lançada pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Euricse (Instituto Europeu de Pesquisa sobre Empresas Sociais e Cooperativas) na manhã dessa quarta-feira, dia 20. Além de colaboradores do Sescoop/RS, mais de 240 participantes de cooperativas do mundo todo acompanharam o lançamento. 

Bruno Roelants, diretor geral da ACI, apresentou a importância da pesquisa e coleta de dados que demonstram como as cooperativas podem abrir caminho para uma economia sustentável. Também falou sobre o trabalho do ICETT (Think Tank de Empreendedorismo Cooperativo Internacional), que contribuiu nos relatórios sobre a Covid-19 e a Meta de Desenvolvimento Sustentável 13. “Temos uma oportunidade de ouro para encontrar nosso lugar neste mundo pós-pandêmico”, concluiu. 

Ao falar sobre a atuação da Euricse, o secretário-geral Gianluca Salvatori explicou que o foco dos trabalhos está nas cooperativas e nos cooperados. “Pesquisa é trabalho em equipe, e não uma prática individual”, afirmou. Em relação à pandemia, Salvatori disse que “os efeitos sociais não poderão ser tratados sem uma reestruturação econômica”. Ele também reforçou que o relatório de 2020 é uma ferramenta que pode ser utilizada para disseminar conhecimento e comunicação independentemente do tamanho das cooperativas. 

Chiara Carini, pesquisadora da Euricse desde a primeira edição do World Cooperative Monitor, apresentou brevemente o relatório e as variáveis utilizadas, e Sarah de Heusch, relações públicas da cooperativa belga Smart, falou de quão enriquecedor é poder comparar dados de setores diferentes. Tarum Bhargava, gerente geral da cooperativa indiana IFFCO e conselheiro do ICETT, trouxe a importância de promover a identidade cooperativista. “Devemos nos dar as mãos e iluminar o mundo sob a luz do cooperativismo”, afirmou. 

Dentre as 300 maiores cooperativas do mundo, seis são brasileiras, entre elas o Sicredi e a Unimed. Se a sua cooperativa ou Federação ainda não participam deste relatório, entre em contato através do email monitor@monitor.coop

Você pode ler mais sobre o World Cooperative Monitor aqui ou fazer o download do relatório clicando neste link

Se você não conseguiu participar ou quer reassistir o evento, clique aqui.