Ir para o conteúdo principal

Cooperativas Vinícolas do RS preveem regularização dos estoques com a Safra 2021

As videiras carregadas que decoravam a paisagem gaúcha no período da vindima 2021 prenunciavam aquilo que logo se confirmou com os números: a safra das cooperativas vinícolas do Rio Grande do Sul deverá ultrapassar as 210 mil toneladas. Embora ainda não concluída, este dado nos permite prever que o RS deverá colher aproximadamente 750 mil toneladas de uva, com certeza uma safra excepcional.

Nesse sentido, as cooperativas esperam recompor os estoques comercializáveis durante o ano, bem como o estoque de passagem até a próxima colheita. “A prioridade, agora, é trabalhar pela estabilização, refazer o estoque regulatório, que foi alterado em função do cenário do ano passado. A ocorrência de uma ótima safra vem em boa hora para auxiliar as vinícolas diante dessa necessidade”, explica o presidente da Federação das Cooperativas do Vinícolas do RS – Fecovinho, Hermínio Ficagna.

Entretanto, a atual conjuntura econômica explicita uma preocupação constante com o aumento dos custos dos insumos vitícolas, enológicos e industriais, assim como a dificuldade em adquiri-los, conforme afirma o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló. “Infelizmente a relação causa-consequência não funciona dessa forma. Como todos os setores produtivos, também o vinícola vem de um ano difícil, e enfrenta as mesmas adversidades que os demais segmentos, especialmente na alta de insumos e custos produtivos”, comenta Ló.

O que se pode esperar, sim, da safra 2021 é a promessa de muito trabalho por parte das cooperativas vinícolas para entregar ao mercado produtos de excelência. “Com matéria-prima de qualidade e com quantidade em mãos, temos plenas condições de elaborar produtos à altura da capacidade tecnológica das vinícolas brasileiras, entregando ao consumidor bebidas de alto padrão”, adianta o diretor administrativo da Cooperativa Vinícola São João, Ismar Pasini.

As cooperativas por suas especificidades são um empreendimento econômico de agricultores familiares e como tal organizam o recebimento de toda a safra dos associados, estabelecem padrões de qualidade, remuneração e destinação da uva, conforme interesses coletivos e oportunidades oferecidas pelo mercado. Possuem como entidade de representação política e institucional a Fecovinho, que busca atender a essas demandas e interesses. Atualmente, a Federação congrega cinco cooperativas vinícolas, representa mais de 4 mil famílias, 28% da produção de uvas e 35% da comercialização de envasados.

Fonte: Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande Do Sul – Fecovinho

Foto: Augusto Tomasi/Estúdio Vagão