Ir para o conteúdo principal

Coops podem inscrever iniciativas no Dia C

O movimento Dia de Cooperar (Dia C) completa 12 anos no Brasil e demonstra, a partir de iniciativas práticas, a força do cooperativismo no País. No Rio Grande do Sul, o Dia C integra o calendário das cooperativas desde 2015. Com o propósito de mostrar à sociedade seu comprometimento com o desenvolvimento socioeconômico local, as coops já podem inscrever suas iniciativas para 2021 no site nacional do Dia C. E isso pode ser feito durante o ano todo, pois todo dia é Dia de Cooperar!

Para este ano, umas das grandes metas é estimular as cooperativas a realizarem ações de combate à fome no País, que se agravou por conta da pandemia da Covid-19, por meio da doação de alimentos.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou que as cooperativas estão comprometidas com a iniciativa e que em função do movimento Dia de Cooperar (Dia C) do Sistema OCB, as coops já atuam com ações de responsabilidade social alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

“Já faz parte do DNA das cooperativas o interesse pela comunidade, que é um dos nossos princípios. Para se ter uma ideia, só ano passado, mais de 7,8 milhões de pessoas foram beneficiadas com as ações realizadas pelas coops, entre essas ações, está a doação de alimentos, por exemplo”, destaca.

Sobre o Dia C

Colocando em prática o princípio cooperativista do Interesse pela Comunidade, as cooperativas se empenham em melhorar não só a vida de cooperados, familiares e empregados, mas de todos aqueles que vivem ao redor delas. Um grande exemplo disso é o Dia de Cooperar (Dia C), um movimento de responsabilidade social que prevê iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, com o irrestrito apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais.

Dia C no Brasil

Dia C já faz parte da agenda estratégica do Sistema OCB e do Sistema Ocergs e reforça o propósito do movimento SomosCoop: tornar o cooperativismo brasileiro mais conhecido pela sociedade e despertar o orgulho naqueles que já fazem da cooperação uma prática diária.

E motivos para se orgulhar desse modelo econômico não faltam. Só em 2020, mais de 7,8 milhões de pessoas foram beneficiadas com as mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários. Se considerarmos as ações focadas no combate ao coronavírus, bem como à redução dos efeitos da Covid-19, o total realizado no ano passado foi de 2.159. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista. Aliás, as iniciativas estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas.

Números no Rio Grande do Sul

Aqui no RS foram mais de 1,3 milhão de pessoas beneficiadas nos últimos seis anos. Em 2020, 8.524 voluntários de 339 cooperativas e entidades parceiras se dedicaram em ações que englobaram 205 municípios e beneficiaram 434.129 pessoas.

“As cooperativas desenvolvem ações de responsabilidade social e se envolvem com as comunidades em que atuam. Para enfrentar os desafios impostos pela pandemia, as cooperativas têm realizado diversas iniciativas voluntárias para ajudar no combate e prevenção à Covid-19, com a ampliação da rede própria de atendimento e medidas internas de combate ao vírus, doações de alimentos, aquisições de respiradores, testes voltados à detecção da doença, suprimentos de combate e proteção e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas e álcool gel, além de diversas outras ações”, ressalta.

#VemCooperar

Vem transformar necessidade em oportunidades, pois afinal, como diz o slogan do programa, atitudes simples movem o mundo! Faça parte dessa corrente do bem e torne sua coop protagonista do maior programa de voluntariado cooperativista do País!

E lembre-se, o Dia C acontece todos os dias, em todas as regiões. Às vezes você acha que aquela sua ação é muito simples, ou pequena, mas na verdade, ela pode servir de exemplo e inspiração a outras cooperativas! E se cada uma fizer um pouquinho a cada dia, no fim seremos imbatíveis!

Existem várias possibilidades de atuar em ações permanentes, com comprometimento, e que cabem no seu dia a dia. Conheça mais sobre o Dia C! Inscreva sua cooperativa aqui!

#VemCooperar !