Ir para o conteúdo principal

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

No dia 24 de junho iniciou importante ciclo de qualificação e integração na Cooperativa Languiru. Um grupo de associados ou seus dependentes, de diferentes faixas etárias, esteve reunido na Associação dos Funcionários da Languiru para a aula inaugural do Programa de Formação em Gestão e Liderança Cooperativa. Seguindo todos os protocolos de segurança diante da pandemia, o encontro foi marcado por discursos que enalteceram a importância da formação. Os participantes também manifestaram as suas expectativas e como vislumbram agregar aos projetos da Cooperativa.

Empresários do campo

O pronunciamento de abertura foi realizado pelo presidente da Languiru, Dirceu Bayer, que agradeceu a participação dos associados na segunda edição do programa. Reforçou que é necessário buscar constante evolução para, cada vez mais, obter melhores resultados. “Não se pode mais falar em produtor pequeno, médio ou grande. Temos que falar em empresários do campo”, entende.

Também destacou a parceria com a Univates, tanto por disponibilizar professores para o curso, como no desenvolvimento de novos produtos por meio do Tecnovates. “Aumentamos a nossa carteira de clientes com o lançamento de novos produtos que tiveram grande receptividade dos consumidores”, enalteceu.

Sobre o agronegócio, observou que o primeiro semestre foi desafiador, com as empresas tendo que arcar com alto custo de produção e preços desfavoráveis na venda. Por outro lado, comemorou a reação dos preços na avicultura, suinocultura e no mercado de lácteos nesse início de segundo semestre. “Ainda tivemos um grande crescimento na captação de grãos”, acrescentou.

Bayer também informou os associados sobre o projeto de expansão da Cooperativa na região Sul do Estado. Da mesma forma, ressaltou a nova estrutura do segmento máquinas do Agrocenter Languiru, que está sendo preparada em Teutônia. “Somos um gigante”, enfatizou.

Evolução passa por autoconhecimento

Em seguida, os trabalhos foram conduzidos pela professora Evânia Schneider, atual reitora da Univates, que relembrou os primeiros contatos com a Languiru. Mencionou que já prestou consultoria e que, inclusive, é filha de ex-associado da Cooperativa. “Eu tenho um carinho enorme pela Languiru. Vocês fazem parte de um projeto de 65 anos.”

Evânia falou sobre a identidade cooperativista e o sentimento de pertencimento. Observou que cada indivíduo deve reconhecer características pessoais quanto à percepção, personalidade, sentimentos, crenças, valores e atitudes. “O autoconhecimento passa por muita observação de si mesmo. Inclusive, as diferenças são fundamentais em uma organização”, frisou.

Ressaltou o histórico de investimento na qualificação dos quadros de associados e empregados da Cooperativa. Para ela, os desafios são uma consequência desse processo de evolução. “Quando temos a possibilidade de passar por diversas áreas e ampliar horizontes, entendemos melhor os negócios e tomamos melhores decisões.”

Aprofundando o tema liderança

Na segunda parte da aula, o professor Albano Mayer tratou de processos de liderança e dos sete princípios do cooperativismo aplicados na Languiru. Mencionou características e posicionamentos, explicou aspectos comportamentais que envolvem a construção de um líder e debateu os princípios e valores da Languiru. “Espero que este projeto seja tão produtivo como foi o anterior”, disse.

O mais jovem

Com apenas 20 anos, Wellington Andrade é o “caçula” da turma. O jovem reside com a família na localidade de Linha Michels, município de Imigrante. Filho de associada, matriculou-se tão logo ficou sabendo do curso. “Achei o formato da aula envolvente e facilitador do nosso aprendizado”, disse.

O programa

O Programa de Formação em Gestão e Liderança Cooperativa iniciou no mês de junho e se estende até o mês de novembro. O cronograma prevê 13 encontros, todos na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, somando mais de 100 horas-aula. Serão debatidos temas como princípios do cooperativismo; governança em sociedades cooperativas; gestão estratégica e análise de investimentos; liderança e gestão de conflitos. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão. O curso é promovido pela Cooperativa Languiru, em parceria com a Univates, e conta com o apoio do Sescoop/RS.

Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru