Ir para o conteúdo principal

21 cooperativas gaúchas estão inscritas no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021

Nem mesmo a pandemia desanimou as cooperativas que querem melhorar a própria gestão. É que o novo ciclo do Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC – 2021) recebeu um recorde de inscrições, superando todos os anteriores. No dia 30/6, quando o período de inscrições terminou, o sistema registrou 310 inscritas e esse número é 14% maior do que o do ano passado.

A edição conta com a participação de 21 cooperativas gaúchas distribuídas em cinco ramos: 7 do ramo Saúde, 3 do Agropecuário, 7 do Crédito, uma do Infraestrutura e 3 do Trabalho, Produção de Bens e Serviços. As inscrições totalizaram 11 participantes no nível “Primeiros Passos”, seis no nível “Compromisso com a Excelência” e quatro no nível “Rumo à Excelência”.

“Esse número mostra que, ano após ano, as cooperativas vão se apropriando mais e mais de todos os serviços que o Sescoop pode oferecer a elas. Estamos muito felizes com essa participação”, comentou o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Organizacional do Sescoop, Susan Vilela, as cooperativas inscritas devem ficar atentas ao email cadastrado, pois até o próximo dia 16/7, elas deverão receber a classificação. “As 100 primeiras deverão, então, preparar os documentos previstos no edital e se organizar para receber a visita virtual da banca examinadora”, explica Susan, confirmando que a data do Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão será no dia 7 de dezembro.

E por falar em visitas, Susan Vilela explicou que uma das mudanças que envolvem essa edição do prêmio diz respeito ao processo de avaliação in loco. “Visando à segurança e a saúde dos participantes, as visitas serão realizadas de forma virtual. Com esse novo jeito, além de garantir o bem-estar dos cooperados, colaboradores de cooperativa e dos especialistas que estarão envolvidos no processo, será possível aumentar o número de cooperativas avaliadas”, explica a gerente.

SELO

As coops participantes deste ciclo que obtiverem uma nota específica, prevista no edital, receberão um selo de excelência, certificando que foram avaliadas e auditadas e que possuem um bom nível de maturidade.  

DESTAQUE

Outra novidade para o prêmio deste ano é o Destaque Busca pela Excelência. Ao todo, 10 coops serão escolhidas e receberão essa menção honrosa, visando valorizar a participação daquelas que se empenham em melhorar seus processos de gestão. Essa novidade é dirigida às coops que ainda não atingiram o nível de Excelência, mas que estão muito próximas. No total, 10 coops – duas de cada região do país – serão escolhidas.

Para saber mais, clique aqui.

Fonte: Sistema OCB