Ir para o conteúdo principal

Divulgada lista dos trabalhos do 6º EBPC

O 6º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) divulgou o resultado das avaliações dos trabalhos submetidos. Ao todo, foram aprovados 82 estudos, sendo 69 artigos completos e 13 resumos expandidos. O GT de Governança, Gestão e Inovação foi mais uma vez o destaque, com 24 trabalhos aprovados, seguidos de Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais (20), Identidade e Cenário Jurídico (16), Educação e Aprendizagem (11) e Capital, Finanças e Desempenho (11).

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Escoop, teve quatro trabalhos selecionados, sendo eles:

Título: Fidelização para retenção de clientes em uma cooperativa médica do Vale do Paranhana – Unimed Encosta da Serra.
Autores: Prof. Roberto Morais, Dr. – Gabriel Schmitt Morais e Juliana dos Santos Lopes, Espec. (Alunos da FACCAT). Área Temática: Governança, Gestão de Inovação (GT06). ​

Título: Docentes em Cooperativismo e a Estrutura de Relações no Campo Social.
Área Temática: GT06. EBPC – GT6.2. Educação e aprendizagem Autores: Dra. Cinara Neumann Alves (Escoop), Dr. Marco André Cadoná (Unisc)

Título: Teoria sobra zero e sua aplicabilidade nas sociedades cooperativas.
Área Temática: GT06. EBPC – GT6.1. Identidade e cenário jurídico. Autores: Paola Richter Londero (Escoop); Anelise Krauspenhar Pinto Figari (UFPR); Luana Zanetti Trindade (Faculdade de Negócios Metropolitana); Fabiana Cherubim Bortoleto (USP). ​

Título: Processo de Comunicação na prestação de contas de cooperativas: visão do profissional contábil
Área Temática: GT06. EBPC – GT6.3. Governança, gestão e inovação.
Autores: Andreza Mainardi (ESCOOP); Paola Richter Londero (ESCOOP)

Para a coordenadora de Pós-Graduação da Escoop, Paola Londero, o EBPC é uma oportunidade importante para os pesquisadores da área trocarem conhecimentos e experiência, e acredita que seja por meio dessa troca que as teorias e metodologias são aprimoradas e podem ser utilizadas nas pesquisas e para o desenvolvimento do cooperativismo. 

“Um ponto importante é que as pesquisas não devem ficar restritas aos ambientes acadêmicos, deve haver uma relação entre a academia e os anseios práticos que as cooperativas apresentam. Os problemas vivenciados pelas cooperativas são insumos para os pesquisadores, que por sua vez desenvolvem teorias, métodos e instrumentos que podem ser utilizados pelas cooperativas para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, sempre é interessante lembrar que cooperados e colaboradores de cooperativa podem participar do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). Esperamos que esse ambiente, agora ocorrendo de forma virtual, agregue tanto pesquisadores quanto agentes do cooperativismo que vivenciam o dia a dia das nossas cooperativas”, destaca.

Confira aqui, a lista completa de aprovados. Os autores contemplados devem aguardar o contato da organização do evento – a ser feito por e-mail – para que realizem a inscrição gratuitamente.

A 6ª edição do EBPC será entre os dias 2 e 6 de agosto, em Brasília, mas com transmissão online e ao vivo. O tema deste ano é Ações coletivas e resiliência: inovações políticas, socioeconômicas e ambientais.

PARCERIA

Neste ano, o evento ocorre em parceria com o 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), de forma conjunta e simultânea. A ideia é aproximar os públicos dos dois eventos e fortalecer o debate sobre as produções científicas voltadas ao campo e a todos os ramos do cooperativismo brasileiro. Para se inscrever, basta acessar: www.even3.com.br/soberebpc2021.

OPORTUNIDADE DUPLA

Os trabalhos aceitos no EBPC também podem concorrer ao Prêmio ABDE-BID de Artigos Edição 2021, na categoria 3 – Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito, com premiações de até R$ 8 mil.

O concurso é promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Sistema OCB, e a finalidade é estimular a reflexão acerca dos desafios do desenvolvimento, por meio do incentivo à pesquisa e à elaboração de artigos científicos.

Podem participar artigos aprovados em qualquer um dos 5 GTs do EBPC que investiguem o cooperativismo e as cooperativas de crédito. Os prêmios serão de 8 mil reais para o primeiro colocado e R$ 4 mil para o segundo colocado.

As inscrições para participar do Prêmio ABDE-BID vão até 04 de julho. Para conferir o edital completo do Prêmio ABDE-BID, basta acessar: https://abde.org.br/premio-abde

Com informações do Sistema OCB