Ir para o conteúdo principal

Escoop realiza Workshop de Mulheres Cooperativistas na Serra

A Escoop promoveu, no dia 25 de outubro, o Workshop de Mulheres Cooperativistas com as cooperativas da Fecovinho Vinícola Agroindustrial Pradense, Vinícola Aurora, Vinícola Garibaldi, Vinícola Nova Aliança e Vinícola São João, marcando o processo de intercooperação. A atividade aconteceu de maneira presencial em Farroupilha, no Sicredi Serrana, em parceria com as cooperativas e teve como público alvo as colaboradoras e cooperadas das mesmas.

A primeira parte do evento foi uma palestra com a professora da Escoop, Rejane Kieling, sobre o papel da mulher na sociedade. Para ela, a atividade foi uma oportunidade das participantes exporem suas percepções e ideias de forma criativa e com liberdade de expressão.

Em seguida, foi realizado um coffee com suco de uva e espumante, e uma atividade na metodologia world coffee para construção de ações com o objetivo de gerar insumos para o Comitê formado pelas cooperativas com o intuito de desenvolver estratégias para as mulheres, no âmbito de fortalecer o processo de comunicação, fomentar a participação feminina na cooperativa e em cargos de gestão, oferecer capacitações e possibilitar o empreendedorismo feminino nas cooperativas.

Foi um momento de trocas e grande aprendizagem. A possibilidade de dividir um pouco dos meus estudos sobre o papel da mulher na sociedade e ver o semblante das ouvintes ir se modificando à medida que iam conseguindo associar algumas falas às suas próprias experiências, foi muito gratificante. onsidero que esta iniciativa do Sescoop/RS deverá promover maior participação destas mulheres na cooperativa, além de ser o início de um importante processo de mudança comportamental na educação de meninas e meninos cooperativistas, rompendo com paradigmas impostos pela sociedade patriarcal“, comentou Rejane.