Ir para o conteúdo principal

Oficina ensina técnicas de estaquia e enxertia

Integrando a programação da semana de aniversário da Languiru, que comemora 66 anos no sábado, dia 13 de novembro, na manhã de ontem (08) ocorreu encontro do Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas. Respeitados os protocolos, foi a primeira reunião presencial depois de um período marcado por eventos virtuais, em virtude da pandemia. As atividades transcorreram no Pavilhão Social da Associação dos Funcionários da Languiru. Associadas, filhas e esposas de associados acompanharam oficina gratuita de “Estaquia e Enxertia”.

                O engenheiro agrônomo do Departamento Técnico, Uilliam Porsche, compartilhou técnicas para desenvolver mudas de forma rápida, fácil e barata. A oficina foi dividida em parte teórica e prática relacionada ao cultivo de plantas ornamentais e frutíferas.

                Na estaquia, Porsche explicou que se trata de uma técnica usada para a multiplicação de plantas, partindo de uma estaca da haste, folha ou raiz da planta matriz. A partir desse tecido vegetal, cria-se uma nova planta, idêntica à planta de origem, podendo ser chamada de clone.

                Por outro lado, na enxertia o grupo compreendeu que é possível unir diferentes espécies e formar uma nova planta. Um exemplo é o uso da enxertia para antecipar a colheita de abacate, onde se enxerta uma haste já adulta sobre uma base ainda jovem. Porsche explicou que essa junção faz a planta produzir mais rápido por já estar na fase reprodutiva.

                O Agrocenter Languiru – Insumos forneceu mudas e ferramentas para o desenvolvimento dos trabalhos. Algumas mulheres também trouxeram materiais de casa para aproveitarem na oficina.

Oportunidade

A associada Adriane Solange Theves veio acompanhada da sua mãe para participar do encontro. As iniciativas de valorização do quadro social são destacadas pela produtora rural. “Foi uma grande oportunidade de agregar conhecimento e compreender técnicas que fazem as plantas se desenvolverem mais rápido”, enalteceu.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, também saudou às participantes, valorizando o trabalho das mulheres e sua dedicação às famílias e à Cooperativa. Na oportunidade apresentou o livro “Cooperativa Languiru: da reestruturação à consolidação”, lançado por ocasião do aniversário da Languiru.

Fonte: Assessoria de comunicação: Languiru