Ir para o conteúdo principal

Sistema OCB divulga seleção das coops para o InovaCoop Conexão com Startups

O Sistema OCB divulgou, nesta quinta-feira (25), as cinco cooperativas que participarão da segunda edição do programa InovaCoop Conexão com Startups, com foco no ramo Agro. Os cinco desafios selecionados são das cooperativas: Cemil (MG), Coopama (MG), Coplana (SP), Santa Clara (RS) e Uneagro (SC). Neste mesmo dia aconteceu o primeiro encontro com as cooperativas selecionadas.

A ideia do programa é utilizar a inovação aberta, que ocorre com parcerias ou intercooperação para, junto com startups, encontrar a melhor e mais criativa solução para os desafios apresentados pelas cooperativas selecionadas. “Ao conectar as duas pontas em uma rede, o objetivo é aumentar a eficiência dos projetos, reduzir custos e riscos, melhorar o retorno sobre os investimentos e ampliar as oportunidades e fontes de receita”, afirma Samara Araujo, coordenadora de Inovação do Sistema OCB.

Ainda segundo ela, é importante ressaltar que as soluções para os desafios selecionados precisam ter potencial para serem escalados para outras cooperativas. “Pretendemos contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação no cooperativismo, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando novas oportunidades”.

Durante o evento de kick-off, realizado de forma virtual, o Silo Hub (parceria entre a Embrapa e Neoventures) apresentou as etapas do processo de busca das soluções para os desafios e as equipes envolvidas. No próximo dia 1º, as cooperativas participam de um workshop para refinamento dos desafios e no dia 10/12, eles serão divulgados para que as startups possam se inscrever no programa e, junto com as cooperativas, iniciar o desenvolvimento das soluções.

Os critérios de seleção utilizados para a escolha das cinco cooperativas selecionadas levaram em consideração, entre outros pontos, a relevância da solução do desafio para o ramo Agro; a possibilidade de aplicação da solução em outras cooperativas (escalabilidade); a disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup; e o potencial de soluções que apontem melhorias em práticas de sustentabilidade ambiental.

Para a supervisora de relacionamento com o cooperado da Coopama, Lorena Miranda estar entre os cinco selecionados para o programa é uma oportunidade única e um reconhecimento importante do trabalho que vem sendo desenvolvido pela cooperativa. “Esperamos com esse desafio dar mais agilidade aos nossos processos, fortalecendo nossa cadeia com os produtores”, afirmou.

Já a vice-presidente da Uneagro, Lúcia Helena acredita que a segunda edição do programa veio ao encontro das demandas da cooperativa que já estava em busca de inovações para otimizar o trabalho desenvolvido e se aproximar ainda mais dos produtores rurais associados. “É um momento muito especial”, declarou.

Para saber mais sobre a segunda edição CLIQUE AQUI.

Fonte: Sistema OCB