Ir para o conteúdo principal

Marmita Coop doa mais de 3 mil quilos de alimentos para famílias carentes da capital

O cooperativismo carrega consigo o princípio do compromisso com a comunidade e tem entre seus valores a solidariedade. E para colocar em prática essa filosofia de atuação, um grupo de colaboradores do Sistema Ocergs criou em 2021 o projeto Marmita Coop, com o intuito de mobilizar o quadro de funcionários e a diretoria executiva e levar alimentos e marmitas para famílias carentes. Como resultado, o Marmita Coop alcançou a marca de 1.012 marmitas e 3.160,55 quilos de alimentos arrecadados.

As doações contemplaram a Associação Beneficente O Bom Samaritano (ABOBS) e famílias carentes da comunidade da Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre. A iniciativa integrou o Dia C e contou com a participação de cooperativas que se juntaram à causa.

Ações para crianças, cuidados com os pets e entretenimento

O projeto que iniciou com o objetivo de preparar marmitas e atender famílias em situação de vulnerabilidade social ganhou corpo e acabou incluindo outras ações durante o segundo semestre. Foram arrecadadas e doadas cestas básicas, rações para cachorros e gatos, brinquedos para as crianças e atividades de lazer e entretenimento para a comunidade.

A mobilização interna junto aos colaboradores teve até painel digital que marcou o avanço das doações no último semestre e ficou disponível no hall de entrada da entidade. Apelidado de Solidômetro, o painel serviu como estímulo de engajamento aos funcionários, pois a cada contagem das doações ele chegava mais próximo da meta, estipulada em uma tonelada de alimentos no início da campanha de endomarketing.

Apoio de cooperativas

A solidariedade e o compromisso social do projeto ganhou o reforço das cooperativas Cootravipa, Sicredi e da Fetrabalho, que contribuíram com doações e ajudaram no ganho de escala do Marmita Coop. A diretoria executiva do Sistema Ocergs apoiou a ação e a entidade dobrou as doações arrecadadas internamente pelo grupo de funcionários.