Ir para o conteúdo principal

Lideranças femininas gaúchas participam do Projeto Semeando Futuros

Promover um processo de capacitação continuada e desenvolvimento de competências para formar lideranças femininas que atuem nas coops agropecuárias, com vistas à participação delas nas instâncias de tomada de decisão. Esse é o objetivo do projeto Semeando Futuros – gestão e liderança para mulheres cooperativistas, lançado em julho de 2021 e desenvolvido pelo Sistema OCB e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O projeto reuniu cursos virtuais disponíveis na plataforma Capacitacoop e a primeira turma contou com a participação de 57 cooperadas que concluíram a capacitação em novembro de 2021. Com base no Planejamento Estratégico da OCB e com a perspectiva de melhorar a participação das mulheres no cooperativismo brasileiro, o projeto teve a participação de representantes de três cooperativas gaúchas: Fabiana Venzon, associada da Cotrijal; Gisele Bertoldo, associada da Camnpal e Kellen Guizzo Nichetti, associada da Vinícola Aurora e contou com o acompanhamento da analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Ávila.

Para inspirar iniciativas como essa e muitas mulheres a seguirem a trajetória com o propósito da cooperação, o Sistema Ocergs divulga em suas redes sociais, durante o mês de janeiro, vídeos com depoimentos de cada uma das participantes do Rio Grande do Sul. Nossas lideranças falarão sobre o quanto o Semeando Futuros impactou na vida de cada uma, quais as adversidades enfrentadas e superadas e o quanto as mulheres podem e devem assumir seu protagonismo para melhorar os negócios das cooperativas das quais fazem parte.

Sobre o curso

A carga horária obrigatória de 70 horas foi oferecida no período de cinco meses e incluiu em seu conteúdo módulos que abordaram boas práticas de gestão e governança; liderança; inovação, educação financeira, além de diálogos inspiradores e intercâmbios com lideranças de diversas coops. Confira os módulos apresentados:

•       Módulo 1. Cooperativismo;

•       Módulo 2. Boas práticas de gestão e governança cooperativa;

•       Módulo 3. Liderança feminina em cooperativas;

•       Módulo 4: Políticas públicas de apoio à agricultura familiar e mercados;

•       Módulo 5: Inovação;

•       Módulo 6: Educação financeira (gestão de finanças pessoais);

•       Módulo 7: Seminário de encerramento.

Acompanhe os vídeos no Facebook e compartilhe!