Ir para o conteúdo principal

Aplicativo criado pela Cootravipa qualifica coleta seletiva para grandes geradores de resíduos

Em três meses de execução, o Coleta Tri já cadastrou cerca de 500 estabelecimentos entre lojas e condomínios, aumentando assim, o volume de resíduos recolhidos e garantindo maior segurança e conforto para donos de estabelecimentos comerciais e residenciais de Porto Alegre.

O Coleta Tri é uma iniciativa da Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre – Cootravipa – em parceria com a Prefeitura Municipal, com o objetivo de captar e conscientizar os grandes geradores de resíduos da capital –  condomínios, shoppings, supermercados, centros comerciais – para que os resíduos recicláveis desses locais sejam entregues para a Coleta Seletiva da Prefeitura, garantido assim que o destino dos resíduos  seja as Unidades de Triagem (UTs)-  instituições contratadas e fiscalizadas pelo município, formadas por trabalhadores moradores da periferia da cidade, que tem como meio de subsistência a triagem e a venda desse material. Anteriormente, muito desse material tinha como destino a coleta irregular, que era revendida para terceiros, prejudicando o trabalho nas UTs.

Tecnologia

Por meio de um aplicativo, desenvolvido pela Cootravipa, agentes de relacionamento – que realizam uma busca ativa pela cidade –  cadastram os estabelecimentos que aceitarem entregar o resíduo reciclável regularmente para a Coleta Seletiva. O sistema acompanha a frequência e o volume das coletas, entregues pelos grandes geradores, através de um QR Code, instalado na entrada dos locais e por fotos.

Além disso, um chat de atendimento é colocado à disposição desses geradores, para dúvidas e reclamações sobre a coleta. Os geradores de resíduos também recebem um cartão-semente com um QR Code que leva a uma animação e um e-book com apresentação do caminho correto dos resíduos recicláveis e suas vantagens, bem como o caminho irregular e seus prejuízos para a economia, sociedade e meio ambiente.

Conforme a diretora-presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula, a intenção desse projeto é desenvolver uma parceria junto aos geradores de resíduos, transformando-os em parceiros de nossa cidade através do ciclo virtuoso da sustentabilidade, oferecendo um canal de comunicação direta que permite o estabelecimento de vínculo entre esses novos parceiros da cidade e a coleta seletiva de resíduos recicláveis da Porto Alegre. “Já podemos dizer que o saldo é positivo. O conjunto de ações já está aumentando o volume de resíduos recicláveis entregues a coleta oficial da cidade e, dessa forma, estamos conseguindo suprir, com mais material, as unidades de triagem que dependem dessa coleta, garantido assim, trabalho e renda às famílias”, finaliza.

Quem pode se cadastrar?

> Qualquer gerador de resíduos que possua CNPJ

Como se cadastrar?

> Baixe o aplicativo da Coleta Tri no celular Android, através do Play Store.

> Clique na opção “solicitar cadastro”

> Preencha os dados necessários

> Aguarde a visita de nossos agentes para explicarem como funciona os serviços prestados pela coleta seletiva e concluírem o cadastro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotravipa