Ir para o conteúdo principal

Frigorífico de frango da Cooperativa Dália Alimentos em Palmas completa dois anos de atividade

Nesta quinta-feira dia 17, a unidade do frigorifico de frango, pertencente a Divisão Frango de Corte (DFC) da Cooperativa Dália Alimentos, completa dois anos de atividade. A unidade avícola se localiza no bairro Palmas em Arroio do Meio e concentra, além do abate de frangos, produção de farinha (base da ração animal) e as unidades de tratamento de água.

Para o gerente da divisão, Eduardo Koefender, esse ciclo de dois anos já foi marcado como um grande processo de aprendizado. “Essa experiência é muito importante em qualquer atividade, muda a forma de atuação, muda a resolução de problemas e de enfrentar diversidades”, relata.

Koefender lembra da trajetória da cooperativa, enquanto que a atividade avícola ainda se caracteriza como recente. “São 75 anos de experiência na suinocultura, que cuida com maestria do manejo, criação e abate do animal. No entanto, se tratando do mercado de frango, temos muito a aprender”, avalia.

Conforme o gerente, há adequações importantes sendo realizadas em algumas atividades da planta, a fim de atender exigências das habilitações e, assim comercializar os produtos Dália buscando mais participação no mercado externo.

Pollo D’oro

Atualmente o frigorífico de frango em Palmas, trabalha com a linha de produtos Pollo D’oro, que em italiano significa frango dourado. “Como a região e a cooperativa juntamente com seus associados, tem forte ligação com a descendência Italiana, a proposta foi de homenagear a aproximação dessa cultura com a nossa linha de produtos”, afirma Koefender.

Os produtos Dália resfriados da linha Pollo D’oro, atualmente correspondem a oito tipos de cortes, todos embalados em bandeja e são: coxa, sobrecoxa, coxinha da asa, meio da asa, coração, meio peito sem osso, meio peito sem pele, filezinho, coxa e sobrecoxa com osso.

Já os congelados, são produtos disponíveis com todos os cortes e miúdos: frango inteiro, coxa e sobrecoxa com e sem osso, meio peito com e sem osso, meio peito sem pele, coxa de frango, meio das asas, coxinha da asa, coração, sambiquira, filezinho, moela, fígado e coração. 

55 mil aves por dia

Após a chegada do frango vivo, o processo de abate é iniciado. Ele é descarregado e em seguida passa para a sangria com certificação Halal, que permite a exportação dos produtos Dália para países muçulmanos. Essa habilitação possui exigências de acordo com a religião islâmica. Para assegurar a certificação, o Centro de Disseminação Islâmico na América Latina (CDIAL), possui um representante que visita o setor pelo menos uma vez por semana para conferir o abate.

Na sequência, próximo setor é a evisceração, responsável por limpar e avaliar as condições sanitárias das carcaças. Seguindo o fluxo de produção, as carcaças são transportadas para a sala de cortes onde são gerados diversos tipos de cortes. Após essa etapa, os cortes são embalados e encaminhados para a área de congelamento. Por fim, passa para a expedição que é responsável na distribuição do produto. Ao todo são cerca de 55 mil aves que são abatidos por dia. 

Área de Utilidades

Além disso, Eduardo revela que em breve a unidade deve iniciar uma ampliação na capacidade de gerar vapor em uma caldeira nova que deverá entrar em operação no segundo semestre deste ano. “Isso nos exigiu muito planejamento para definirmos o equipamento e fornecedor adequado para atender a nossa necessidade”, comenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Dália Alimentos