Ir para o conteúdo principal

Guerra na Ucrânia: Apelo lançado para ajudar cooperativas de crédito no caminho do ataque russo

A Fundação Mundial para Cooperativas de Crédito (WFCU) lançou um Fundo de Deslocamento da Cooperativa de Crédito Ucraniana para apoiar as cooperativas de crédito da Ucrânia.

A campanha apoiará funcionários e membros de cooperativas de crédito envolvidos na invasão russa da Ucrânia.

A WFCU é o braço de caridade do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu), que tem trabalhado em estreita colaboração com as cooperativas de crédito ucranianas nos últimos 30 anos, fornecendo apoio regulatório e de desenvolvimento.

A Woccu também executa o projeto Credit for Agriculture Producers (CAP) na Ucrânia, com o apoio financeiro da USAID. O programa visa fortalecer o mercado ucraniano de cooperativas de crédito e ampliar o acesso ao crédito agrícola. O ápice agora está trabalhando com a USAID e preparando planos de contingência para a CAP para garantir a segurança de seus funcionários, muitos dos quais são cidadãos ucranianos.

“Obrigado ao pessoal da Fundação (Worldwide). Essa é a coisa certa a se fazer, esta é a comunidade global, esse é o poder de uma rede como essa”, disse Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO da Woccu, em um evento da Woccu Cooperative Voices em 27 de fevereiro.

Mike Reuter, diretor executivo da WFCU, disse que cooperativas de crédito de todo o mundo têm procurado perguntar como poderiam ajudar seus colegas na Ucrânia.

“Nossa comunidade global de cooperativas de crédito avançou imediatamente com preocupação e apoio para seus pares ucranianos”, acrescentou. “Os lucros do Evento de Vozes Cooperativas, bem como as doações fornecidas ao Fundo de Deslocamento, ajudarão as cooperativas de crédito da Ucrânia a curto e longo prazo.”

O fundo arrecadou mais de US$ 43.000 (£32.000) para o Fundo de Deslocamento nas primeiras horas. As doações podem ser feitas online ou enviando mensagens de texto CUS4UKRAINE PARA 44-321.

Fonte: Coop News