Ir para o conteúdo principal

Casa do Cooperativismo Gaúcho recebe visitantes na Expodireto

A Casa do Cooperativismo do Rio Grande do Sul está de portas abertas para os visitantes da 22ª edição da Expodireto Cotrijal. Oportunidade para o público cooperativista e sociedade em geral conhecer mais sobre o impacto do cooperativismo gaúcho no desenvolvimento econômico e social do Estado.

O levantamento divulgado no relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) indica o faturamento recorde das cooperativas na ordem de R$ 52,1 bilhões, com incremento de 6,4% em relação ao período anterior. Os indicadores confirmam a posição de destaque do setor no Rio Grande do Sul. “O desempenho das cooperativas gaúchas se reflete no crescente aumento dos ingressos, que nos últimos cinco anos atingiu a marca de 44,25%. Um dos grandes diferenciais do cooperativismo é que as sobras geradas pelas cooperativas permanecem nas comunidades em que elas estão inseridas, o que transforma nosso modelo de negócios em um potencial agente de transformação e desenvolvimento econômico e social”, afirma o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

Confiança no sistema cooperativista

O número de associados às 455 cooperativas gaúchas passou de 2,97 milhões para 3,06 milhões em 2020, o que reforça a confiança da sociedade no sistema cooperativista. A participação da população gaúcha envolvida no cooperativismo é de 53,4%, considerando que a família de cada associado se constitui, em média, de duas pessoas.

Agro impulsiona resultados

As cooperativas agropecuárias registraram um faturamento de R$ 35 bilhões em 2020, o que representa um aumento de 11,8% em relação ao exercício anterior. Atualmente, 63 cooperativas do Rio Grande do Sul possuem planta agroindustrial, onde processam a matéria-prima e agregam valor em mais de 131 produtos diferentes. Na produção total da safra de soja gaúcha, as cooperativas do setor mantêm sua participação de 50%.

Expodireto Digital

De 7 a 11 de março, além do público ter a possibilidade de visitar o parque de exposições, em Não-Me-Toque, pode também conferir a Expodireto Digital. A plataforma realizará a transmissão virtual dos fóruns e palestras da feira, além de informações sobre os patrocinadores. Acesse www.expodiretodigital.com.br e conheça o nosso estande virtual.