Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs realiza treinamento sobre coops habitacionais para servidores do Demhab

O Sistema Ocergs promoveu nessa semana, nos dia 15 e 16 de março, treinamento sobre a Organização e Gestão das Cooperativas Habitacionais. O curso destinado aos servidores do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) contou com a certificação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop e ocorreu no auditório do Demhab.

Na abertura do evento, o presidente do Senalba/RS, Elton Bozzetto, lembrou da participação das cooperativas habitacionais no processo de construção de moradias na capital gaúcha. “Nas décadas de 1960 e 1970, em Porto Alegre, as cooperativas habitacionais construíram 26.124 unidades habitacionais. Desde 1950, quando se acelerou o êxodo rural, Porto Alegre sempre teve um déficit habitacional na faixa de 8,5 a 9% em relação às residências já estabelecidas. Isso continua sendo um desafio para qualquer gestor público. Estamos aqui, hoje, inaugurando uma iniciativa importante de resgate da nossa cidade de Porto Alegre”, afirmou.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, destacou a importância da capacitação dos servidores para depois passar o aprendizado para à população. O diretor-geral do Demhab comentou sobre a dependência que o Departamento tem com relação aos recursos provenientes do Governo Federal. E ressaltou a necessidade de parcerias e estabelecimento de novos projetos para ampliar a capacidade de construções de moradias em Porto Alegre. “Nós aqui do Demhab não temos capacidade de produzir habitação no volume que a cidade precisa”, explicou Machado.

Habitação via cooperativas

A palestra inicial contou com a presença do presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, que falou sobre a legislação das cooperativas habitacionais. Perius destacou a importância dos cursos de capacitação para agregar conhecimento no processo de formação profissional dos trabalhadores. 

“Estamos propondo um projeto sustentado no tripé Ensino, Trabalho e Habitação, cuja execução se dará com ações integradas. Essa ação consiste em preparar alguém do grupo familiar para ter uma profissão na construção civil e, principalmente, trabalhar a gestão cooperativa dentro da formação desse cidadão. O programa seria desenvolvido pelo SENAI-RS e o Sescoop/RS, com participação de cooperativas, carga horária em sala de aula e trabalho em canteiro de obras, construindo casas através das cooperativas habitacionais,” ressaltou o presidente do Sistema Ocergs.

No primeiro dia do treinamento, o engenheiro Luciano Varela, da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre (PGM), e a arquiteta, Miriam da Rocha Fernandes, do Demhab, falaram sobre “Normatização dos Projetos de Cooperativas Habitacionais”. Já o superintendente executivo de Habitação de Porto Alegre, Jairo Antônio Manfro, explanou sobre “O Papel da Caixa para as Cooperativas Habitacionais”.

No segundo de treinamento, o coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, José Máximo Daronco, falou sobre “A Contabilidade das Cooperativas Habitacionais”. Já a analista técnica do Sistema Ocergs, Tatiana Francisco, trouxe informações sobre o processo de “Registros de Cooperativas Habitacionais”. E para encerrar o ciclo de palestras, o gerente dos Projetos Centralizados do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, trouxe um estudo sobre a “Administração das Cooperativas Habitacionais”.

Painel: Cooperativas Habitacionais na Práxis

Para o encerramento do evento, os participantes assistiram o painel “Cooperativas Habitacionais na Práxis”, conduzido pelo presidente do Fesenalba/RS, Antônio Johann, Elton Bozzetto, a presidente da Fetrabalho/RS, Margaret Garcia da Cunha e o presidente da Coometal, Gilmar Cardoso dos Santos.

O diretor-geral do Demhab, André Machado, destacou a importância do treinamento para potencializar o alcance do modelo cooperativo dentro da habitação. “Primeiro passo é sempre qualificar nossa equipe, e com isso melhoramos o nosso setor de cooperativismo. Estamos construindo um novo modelo para trabalharmos com profundidade nas cooperativas habitacionais. Esses dias de treinamento foram de grande importância para mergulharmos de cabeça em um tema muito importante”, completou.

O curso contou com a participação de 36 servidores do Demhab, que receberam o certificado do treinamento.