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SNCC abre 1.182 postos de atendimento no Brasil durante a pandemia

As instituições financeiras cooperativas têm se posicionado como agentes potenciais de bancarização, atuando como instrumento de inclusão financeira e social. Apesar da retração da economia e do fechamento de estabelecimentos comerciais no Brasil durante a pandemia da Covid-19, as cooperativas de Crédito seguiram ampliando a sua estrutura física de atendimento. No período entre março de 2020 e fevereiro de 2022, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) registrou o incremento de 1.182 postos de atendimento cooperativo (PAC), totalizando 7.376 unidades de atendimento no País, que representa um crescimento de 19,08%.

No Rio Grande do Sul, a ampliação da cobertura contou com a inauguração de 146 postos de atendimento durante o período. O crescimento do número de unidades de atendimento presenciais garante ao Estado a presença de instituições financeiras cooperativas em 477 municípios, sete a mais em relação ao início da pandemia da Covid-19. Os novos municípios que passaram a contar com acesso ao crédito e serviços financeiros através das cooperativas são: Araricá, Barra do Quaraí, Cerrito, Maratá, São José dos Ausentes, Tabaí e Xangri-lá.

As instituições financeiras cooperativas também estenderam a sua área de cobertura, passando a oferecer acesso ao crédito e serviços financeiros para 204 novos municípios, totalizando 2.890 cidades brasileiras atendidas.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a proximidade física funciona como um diferencial competitivo do modelo cooperativista. “Está no DNA das nossas cooperativas manter-se próximo do seu cooperado, prestando suporte e entregando o melhor produto ou serviço pelo custo mais adequado. Isso não quer dizer que o cooperativismo de crédito não está se modernizando e criando canais e alternativas digitais para os seus cooperados. O cooperativismo tem na sua essência o componente humano e a proximidade física. Isso ainda faz muita diferença para os nossos cooperados”, explica.

SNCC abre 1.182 postos de atendimento no Brasil durante a pandemia

O fenômeno contrasta com a realidade de outras instituições do Sistema Financeiro Nacional, que têm reduzido a sua estrutura de atendimento nos últimos anos. Segundo dados do Banco Central do Brasil, o número de agências fechadas durante a pandemia da Covid-19 chegou a 2.394, com 88 municípios brasileiros ficando sem unidades de atendimento presenciais dessas instituições financeiras.

Fenômeno oposto

As regiões que sofreram maior impacto com o fechamento de agências foram Nordeste e Sul, com 40 e 24 municípios sem atendimento, respectivamente. Dentre essas instituições financeiras, os bancos múltiplos registraram a maior quantidade de agências fechadas, com um total de 1.969. O Banco Bradesco S. A. foi o que assinalou o maior número de unidades de atendimento encerradas, com 1.449, o que representa 73,6% do total. Já o Banco do Brasil fechou 381 agências entre março de 2020 e fevereiro de 2022.

Fonte: Brasil Coop

Crédito da foto: Juliano Mendes