Ir para o conteúdo principal

Encontro marca lançamento do Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas

O Sistema Ocergs promoveu na tarde dessa terça-feira (29/3), o Encontro dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista, que ocorreu no formato online. O evento contou com a participação de 156 pessoas e reuniu profissionais que atuam em ramos distintos do cooperativismo no Rio Grande do Sul.

Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, enalteceu a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes. “Vocês são protagonistas dentro das cooperativas, agem na promoção da cultura cooperativista e no aperfeiçoamento da governança e gestão com foco no desenvolvimento sustentável da cooperativa”.

Planejamento 2022

O gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Helio Loureiro de Oliveira, falou sobre o Planejamento 2022 e a execução dos Projetos Descentralizados em 2021 e 2022. Destacou a necessidade da apresentação dos projetos, tanto de eventos quanto de bolsas de estudos, em tempo hábil para a correta realização e chamou atenção para alguns prazos importantes de entrega. “O prazo de revisão do planejamento ocorre no final de junho e início de julho e o limite para as cooperativas realizarem os seus projetos é até novembro”.

Na sequência, o assessor de Comunicação e Marketing do Sescoop/RS, Leonardo Machado, apresentou o andamento do projeto de inovação criado pelo Grupo Méliès. “Criamos um Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativista e uma metodologia para aplicação de recursos que se baseia nos diagnósticos gerados através do eixos de atuação do Sescoop e dos programas que as cooperativas participam. O objetivo é agregar valor à parceria formada pelo Sescoop/RS e cooperativas, aplicando o recurso de forma assertiva, de acordo com as necessidades de cada cooperativa”. Nessa primeira fase, o projeto piloto conta com a participação da Cotrijal (com a união da Coagrisol) e da Cotripal, já com planejamento de ampliação para outras cooperativas. “Nós convidamos as cooperativas que tiverem interesse em participar do projeto de inovação do Méliès e ficamos à disposição para conversar e esclarecer qualquer dúvida”, complementou Leonardo.

Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas

A coordenadora da Pós-Graduação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Paola Londero, apresentou o cronograma do Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas. “O Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas 2022 – Ciclo de Palestras e Imersão para os agentes surge como mais uma iniciativa que visa o desenvolvimento e a formação desse público tão importante para o processo de diagnóstico e elaboração de projetos que contribuem com o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Este ano será ofertada uma capacitação online com seis palestras e um módulo vivencial de imersão no ecossistema de inovação”, explicou. As inscrições estão abertas até 12 maio e o início do Módulo I do Programa ocorrerá no dia 18 de maio. Para mais informações acesse https://bit.ly/3J1Rkmh.

Lançamento do Dia de Cooperar

O movimento Dia de Cooperar (Dia C) integra o calendário das cooperativas no Rio Grande do Sul desde 2015. O lançamento oficial do programa no Estado ocorreu durante o Encontro de Agentes. Em sua fala, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, destacou os números alcançados pelo Dia C no RS e o impacto social das iniciativas para os beneficiários. “É importante ressaltar que todo dia é Dia de Cooperar. Convidamos todas as cooperativas a se engajarem mais uma vez e através de suas ações voluntárias transformarem a realidade de milhares de pessoas”, afirmou.

Na sequência, a assessora de comunicação e marketing do Sescoop/RS, Rafaeli Minuzzi, apresentou a identidade visual do programa para 2022 e reforçou a importância das cooperativas compartilharem as suas iniciativas com o Sescoop/RS durante o ano. “Queremos ampliar a divulgação das ações promovidas pelas cooperativas gaúchas, contar histórias de transformação e, como diz o slogan do Dia C, mostrar que através de atitudes simples somos capazes de mudar o mundo”, destacou. Rafaeli também apresentou a área do site nacional do Dia C em que as coops podem fazer download de artes para materiais promocionais, manuais de utilização da marca e peças de divulgação da campanha.

Bem-estar, saúde mental e felicidade

O encerramento do evento trouxe a criadora do Instituto Feliciência, Carla Furtado, referência nacional na temática bem-estar, saúde mental e sustentabilidade. A palestrante é membra da SDG Academy – Community of Practice (ONU), pesquisadora científica e docente de psicologia, e durante a apresentação reforçou a importância de se falar sobre felicidade. “É hora de falar de felicidade porque, diferente de outras espécies, o ser humano se perde de sua natureza, se desumaniza e ao fazê-lo torna-se um vetor de infelicidade para si mesmo e para os outros. Porque muito embora a ciência aponte soluções no coletivismo, recompensa-se socialmente o individualismo”, afirma.