Ir para o conteúdo principal

Encontro promove reflexão sobre ansiedade e lança programa de culinária

A Cooperativa Languiru vem estimulando a integração e mobilização das mulheres na sua área de atuação. Diferentes iniciativas estão em andamento como, por exemplo, o Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas.

No dia 25 de abril o grupo promoveu encontro na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. O evento foi prestigiado por mais de 70 mulheres, entre associadas, esposas, filhas, noras e netas de associados. A programação contou com palestra, lançamento de novo projeto e almoço de integração, marcando as comemorações pelo Dia Internacional das Mulheres e o Dia das Mães na Cooperativa. Na oportunidade também foi realizada eleição que definiu a nova coordenadora do Comitê: a associada Loiva Trapp, eleita por unanimidade.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, agradeceu a presença de todas e incentivou a participação feminina no dia a dia da Languiru. “É fundamental reservar um tempo para falar sobre temas relevantes em nossa vida”, considerou.

Gerenciamento da ansiedade

O psicólogo e especialista em terapia cognitiva comportamental, Ezequiel Calegari, compartilhou ensinamentos para compreensão e manejo eficaz da ansiedade. Mencionou a importância da constante autoanálise e conhecimento das próprias emoções, como tristeza, medo, raiva e alegria. “Todas são importantes e benéficas para mantermos o equilíbrio emocional. Todavia, se faz pertinente observar a intensidade, duração e frequência como critério para buscar auxílio profissional”, disse.

O palestrante ainda alertou que a ansiedade é uma herança genética, ou seja, faz parte da evolução humana. “Sempre é importante avaliar como estamos. A ansiedade é um sistema que antecipa eventos percebidos como imprevisíveis e incontroláveis”.

Calegari mencionou os sintomas fisiológicos e psicológicos da ansiedade. Dependendo do estado, advertiu que pode desmotivar uma pessoa e deixá-la sem reação. “O que perturba o ser humano não são os fatos, mas a interpretação que se faz dos fatos”, lembrou.

Para minimizar seus impactos, sugeriu a prática regular de exercícios, controle do sono, busca por relacionamentos positivos, monitoramento de pensamentos quanto a distorções cognitivas e a importância de viver o presente. “Temos que sair da fantasia e entrar na realidade. A nossa felicidade está sempre no momento”, afirmou.

Programa de culinária

Na ocasião também ocorreu o lançamento do programa “Na Cozinha com a Languiru – Edição Mulheres Cooperadas”. A iniciativa é destinada a associadas, esposas, filhas, noras e netas de associados.

As participantes receberão instruções de como preparar receitas à base de carnes de aves, bovinos e suínos; como usar o leite no preparo de massas e doces; e receitas para ocasiões especiais como, por exemplo, festas de fim de ano. Materiais como pastas, receitas impressas e ingredientes serão fornecidos pela Languiru.

Os encontros ocorrerão uma vez por mês, num total de seis aulas, iniciando em maio. A princípio, os encontros ocorrerão na Associação dos Funcionários da Languiru.

Interessadas podem se inscrever junto ao Setor de Atendimento Social do Departamento Técnico, pelo telefone (51) 3762-5647 ou WhatsApp (51) 99678-4176.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru

Crédito da foto: Éderson Moisés Käfer