Ir para o conteúdo principal

Ocergs coordena reunião com cooperativas agroindustriais do RS e Secretaria da Fazenda do RS

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, e o superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann, participaram nessa terça-feira (10/05), na sede da Sicredi Região dos Vales, em Encantado, de uma reunião com a Secretaria de Estado da Fazenda, integrada pelo secretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, subsecretário adjunto da Receita Estadual, Eduardo Jaeger e equipe, dirigentes e representantes das cooperativas Dália Alimentos, Languiru, CCGL, Cotripal, Santa Clara, Ouro do Sul e FecoAgro/RS. A pauta do encontro tratou dos custos tributários que impactam as cadeias de proteína animal das agroindústrias cooperativas e de seus produtos industrializados.

Segundo a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021, 63 cooperativas possuem planta agroindustrial, onde processam a matéria-prima e agregam valor em mais de 131 produtos diferentes. O tema vem sendo discutido no âmbito cooperativista e o Sistema Ocergs, em conjunto com as cooperativas agropecuárias, tem buscado diálogo com o Poder Público em busca de ajustes na tributação de ICMS de alguns produtos industrializados.

A Secretaria de Estado da Fazenda se mostrou sensibilizada com a questão do impacto da carga tributária que afeta as agroindústrias cooperativas e ficou de estudar o tema internamente.

Diferença na sociedade

Durante o encontro, o presidente executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, na qualidade de anfitrião da reunião, apresentou a Cooperativa, e ações e indicadores que evidenciam o desenvolvimento econômico e social que a Dália Alimentos propicia à região e aos seus cooperados e empregados.