Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS realiza primeiro curso com coops através do Grupo de Inovação

O Sescoop/RS conclui nesta sexta-feira (27/5) o primeiro curso com recursos do projeto de inovação da entidade, o Grupo Méliès. A Formação de Instrutor para Treinamento ocorre no formato online e contempla um total de 15 participantes, com representantes das cooperativas que integram o projeto-piloto do Méliès, a Cotrijal e a Cotripal.

O curso tem carga horária de 16 horas e tem como objetivos:

A abertura do treinamento nessa quinta-feira (26/5) contou com a participação da assessora de Comunicação, Ana Bülow, e da analista técnica do Sescoop/RS, Rafaela Comerlato, que destaca a importância do fomento à cultura da inovação dentro do cooperativismo.

“Esse projeto é especialmente relevante para nós, pois é o primeiro evento realizado para as cooperativas participantes do Projeto Méliès. O projeto tem como objetivo auxiliar as cooperativas em seu desenvolvimento sustentável, cujas necessidades são demonstradas e acompanhadas por indicadores. Além das necessidades individuais das cooperativas, também levantamos as demandas de necessidades que as cooperativas têm em comum, fomentando a intercooperação”, afirma.

Grupo de Inovação Méliès

O Grupo Méliès é um projeto de inovação criado dentro da entidade em setembro de 2020, que teve início junto às cooperativas Cotrijal (com a união da Coagrisol) e Cotripal em 2021, como um projeto-piloto. O objetivo é agregar valor à parceria formada pelo Sescoop/RS e cooperativas, aplicando o recurso de forma assertiva, de acordo com as necessidades de cada coop. Para isso, o grupo de inovação criou um Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativista (PEDC) através de uma metodologia para aplicação de recursos que se baseia nos diagnósticos gerados através do eixos de atuação do Sescoop e dos programas que as cooperativas participam.

O projeto Méliès segue agora para uma segunda fase em que outras cooperativas podem participar caso tenham interesse. Para participar é muito simples, basta marcar uma agenda com a coordenadora do projeto, Ana Bülow, através do e-mail ana-bulow@sescooprs.coop.br.