Ir para o conteúdo principal

Sistema OCB/ES e Sebrae/ES visitam RS para conhecer cooperativas e instituições parceiras

Ao longo da última semana, uma comitiva formada por colaboradores do Sistema OCB/ES e do Sebrae/ES foi ao Rio Grande do Sul para conhecer o funcionamento e as estruturas da cooperativa financeira Sicredi no estado, do Sistema Ocergs e do Sebrae/ES. As visitas ocorreram entre os dias 31 de maio e 3 de junho.

O superintendente do Sistema OCB/ES e presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/ES, Carlos André Santos de Oliveira, liderou a comitiva. Do Sistema OCB/ES, também participaram o gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Valdemar Fonseca; as assessoras contábeis tributárias Elizabeth Barcelos e Raquel Veiga; o assessor de Relações Institucionais, David Duarte; e a assessora jurídica Juliana Linhares.

Já pelo Sebrae/ES, participaram a assessora de Compliance e da Presidência do CDE, Geovana Sinhorelo Campos; a gerente da Unidade de Relações Institucionais, Alline Zanoni Batista; e o analista da Unidade de Ambiente de Negócio e Acesso ao Crédito, Carlos Augusto Castro Perrin.

No dia 31 de maio, a comitiva visitou a Central Sicredi Sul/Sudeste, onde foram recebidos pelo presidente da central, Márcio Port, seus diretores e gestores. Os visitantes conheceram a história do Sicredi e da central. Port aproveitou o momento para elogiar o trabalho realizado pelo Sistema OCB/ES, sob a liderança do superintendente da organização e do seu presidente, Pedro Scarpi Melhorim. Ainda no mesmo dia, a comitiva foi à sede do Sebrae/RS para conhecer os serviços prestados pela entidade e a parceria que firmaram com o Sicredi. À tarde, foi a vez de conhecer o Centro Administrativo do Sicredi (CAS), localizado em Porto Alegre.

As agendas do dia 1° de junho foram reservadas para ir à Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis, e à Sicredi Serrana, em Carlos Barbosa. Na primeira cooperativa, os visitantes conheceram algumas conquistas e parte da equipe da instituição financeira mais antiga do Ramo Crédito na América Latina e instituição privada mais antiga em funcionamento no Brasil. Em Nova Petrópolis, a comitiva também teve a oportunidade de conhecer a Caixa Rural e o memorial em homenagem ao Padre Theodor Amstad, jesuíta que teve grande participação para o início do cooperativismo de crédito no país.

Na Sicredi Serrana, a recepção foi realizada pelo presidente da instituição, Marcos Balbinot, e sua equipe. Foram apresentados os princípios e as diretrizes que norteiam o trabalho dos colaboradores da coop, focado na experiência dos clientes, e os setores da cooperativa.

No dia 2 de junho foi a vez de conhecer a Sicredi Aliança RS/SC/ES, que este ano completa 40 anos. A sede da cooperativa fica em Marau. A comitiva foi recebida pelo presidente Ivo da instituição financeira, Miri Brugnera, pelo diretor executivo Cristiano Piano e demais diretores e gestores da cooperativa. Os visitantes fizeram um tour pela sede, conheceram a história e a economia da cidade da cidade de Marau e ficaram a par dos projetos que a cooperativa tem para o Espírito Santo.

Marcando o encerramento das atividades da comitiva, o dia 3 de junho foi destinado à imersão no cooperativismo gaúcho, mediante visita ao Sistema Ocergs, em Porto Alegre. O presidente Darci Hartmann, os superintendentes Mário De Conto e Gerson Lauermann e os gerentes do Sistema apresentaram às equipes do Sistema OCB/ES e do Sebrae/ES, as ações que estão sendo implementadas pela nova diretoria da organização, bem como seus desafios e a importância e satisfação de momentos de troca como esse.

De acordo com Carlos André, as visitas a trabalho ao Rio Grande do Sul trarão retornos positivos para o cooperativismo capixaba. “Eu e minhas equipes ganhamos uma bagagem de conhecimentos extremamente relevantes, que inclui novas ideias e processos a serem implementados. E saímos do Rio Grande do Sul tendo a certeza de que o estado é um grande parceiro do cooperativismo capixaba”, avalia a liderança.

Com informações do Sistema OCB/ES