Ir para o conteúdo principal

Reunião do Programa de Autogestão da Ocergs é realizada na Cotriel

Na tarde desta quarta-feira, 08 de junho, aconteceu na Sala de Reuniões da Cotriel mais uma reunião do Programa de Autogestão das Cooperativas Agropecuárias, promovido pelo Sistema Ocergs. Participaram do encontro pela Cooperativa o presidente, Leocezar Nicolini,  o assessor executivo, José Augusto Brunori, a gerente de gestão de pessoas, Stela Scharlau e a assessora de planejamento, Rosane Pierezan. Da Organização, participaram o coordenador de Monitoramento do Sescoop/RS, Cássio Triches e o superintendente da Ocergs, Gerson Lauermann. A Fecoagro foi representada pelo diretor executivo Sérgio Feltraco.   

O programa, que iniciou em 2015 no RS e que existe no Paraná desde 1991, onde 100% das cooperativas são autogeridas com informações que permitem análise de desempenho e cenários, conta com a participação da Cotriel e mais 60 cooperativas do Estado. Os representantes realizam uma visita técnica e com as informações e os indicadores gerados pelas cooperativas, fornecem subsídios para análise de desempenho e cenários por ramo, por região e por grupos específicos da cooperativa, com ampla gama de informações para tomada de decisões internas e para negociação com parceiros. Os indicadores permitem avaliar, no conjunto, a melhoria de resultados e possibilitam traçar perspectivas futuras para a melhoria da gestão e governança das cooperativas, propiciando o desenvolvimento da sua autogestão. O objetivo é atingir a totalidade das cooperativas registradas na Ocergs.

Segundo Lauermann, o programa tem sido um instrumento de melhoria empresarial e agregação dos associados na cooperativa, além de tornar transparente a administração da cooperativa aos associados, fazendo com que estes, além dos líderes e dirigentes assumam a responsabilidade plena da gestão cooperativa

O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, destacou a importância da sistematização do ramo Agropecuário e da implantação do Programa no Estado: “A iniciativa melhora a vida das cooperativas, a gestão para que possam ser mais eficientes, mais democráticas, mais preparadas para agirem no mercado nos produtos que elas atendem e melhorarem suas escalas em nível operacional”, destacou.  

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotriel