Ir para o conteúdo principal

2ª Chamada CNPq/Sescoop recebe 131 submissões

O Sistema OCB encerrou na última quinta-feira (30/6) as inscrições para a Chamada Pública CNPq/Sescoop 011/2022 – Pesquisa em Cooperativismo, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No total, 131 trabalhos foram submetidos para avaliação nas áreas de Competitividade e Inovação; Impactos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista; e Cenário jurídico do cooperativismo.  

O programa oferece fomento de até R$ 4 milhões para projetos e os pesquisadores contemplados poderão custear, entre outros, bolsas para orientandos, passagens, hospedagens e deslocamentos para visitar cooperativas, participar de congressos e até mesmo comprar equipamentos e materiais para executar o trabalho.  

“Outro diferencial, se comparado a outras chamadas de pesquisa, é o fomento exclusivo para o cooperativismo, o que garante que o apoio chegará até os pesquisadores que tenham as nossas cooperativas como objeto de investigação”, explica a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano.   

O maior número de submissões foi para a Linha 1 – Impactos econômicos, sociais e ambientais, com 65 inscrições; A Linha 2 – Competitividade e inovação no Cooperativismo recebeu 39 projetos, enquanto a Linha 4 – Cenário jurídico do cooperativismo, conta com 15 propostas. Já a Linha 3 – Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista, obteve 12 submissões.  

O período de julgamento das propostas apresentadas será de 27 de julho a 5 de agosto. O resultado preliminar será divulgado no dia 15 de agosto. Após o prazo final para interposição de recursos (19 de agosto), a divulgação do resultado final ocorrerá no dia 12 de setembro.  

Calendário 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB