Ir para o conteúdo principal

Rio Grande ganha comitê pra estimular o cooperativismo

Como forma de estimular o desenvolvimento do cooperativismo em Rio Grande, o prefeito Fábio Branco decretou a criação de um Comitê Gestor de Fomento ao Cooperativismo. O documento foi assinado nessa quarta-feira (6/7) na Prefeitura de Rio Grande, durante ato com a presença da direção da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs).

O objetivo do colegiado será trabalhar de forma conjunta com representantes do setor para difundir o cooperativismo, organizar ações de promoção e atuar na construção de políticas públicas para a área. Também ficará a cargo do Comitê a formatação do estabelecimento de um Conselho de Cooperativismo, que futuramente será responsável por elaborar uma lei local específica para o setor.

“Queremos sair da teoria e começar a trabalhar na prática. A nossa intenção é construir uma política pública em Rio Grande e fazer com que a gente possa ter um bom sistema de governança nesse processo. Queremos dar início, identificar as oportunidades e fazer com que a sociedade se aproprie disso, porque temos a certeza que estamos trazendo desenvolvimento para o Rio Grande. O poder público precisa olhar por todos, mas agir por quem precisa”, diz o prefeito Fábio Branco.

De acordo com o secretário da Pesca, Agricultura e Cooperativismo, Bercílio Silva, a criação do Comitê marca o “pontapé inicial” dos projetos de cooperativismo da Prefeitura. “Hoje tivemos essa introdução, trazendo as cooperativas para essa integração, para podermos formatar uma política pública municipal do cooperativismo. Não há dúvida que temos bons caminhos e muito trabalho pela frente para ativar o cooperativismo, para que seja instrumento de mudança econômica e social para a sociedade como um todo”, declara.

Aproximação com a Ocergs

O evento, alusivo ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no último sábado (2/7), contou com a participação do presidente da Organização das Cooperativas do RS (Ocergs), Darci Hartmann, acompanhado do superintendente da entidade, Gerson José Lauerman, e do gerente de Relações Institucionais e Sindicais, Tarcisio Minetto. Além deles, também participaram dezenas de associados e dirigentes das cooperativas atuantes em Rio Grande.

Em seu pronunciamento, Hartmann reforçou a parceria da Ocergs para trabalhos de formação, acompanhamento e orientações, mas destacou que são as cooperativas e a comunidade que devem trabalhar para buscar o desenvolvimento.

“Nós não vamos fazer a mudança, vamos ser instrumento para a caminhada. Queremos investir nas cooperativas efetivamente cooperativas. Não podemos esquecer que a cooperativa pertence ao associado. Mas vamos trabalhar em conjunto para gerar um desenvolvimento muito maior em Rio Grande, e o cooperativismo é uma grande ferramenta para isso”, declara.

O presidente ainda apresentou alguns números sobre o cooperativismo no Estado, como o número de associados que chega a 35% da população gaúcha e os valores movimentados pelo setor, que em 2021 chegaram a R$ 71,2 bilhões. Isso representou um incremento de 36,8% na comparação com o ano anterior. “Tivemos um avanço em todos os setores do cooperativismo. Isso mostra que esse modelo está em franco crescimento”, afirma.

Também durante o ato, as cooperativas convidadas para integrar o Comitê tiveram espaço para realizar uma apresentação aos demais, sobre o método de trabalho, resultados e projetos sociais desenvolvidos junto aso associados e comunidades. Participaram da apresentação as cooperativas Unimed, Sicredi, Uniodonto, Cootracam, CRTLOG, Coolitoral, CCGL (Tergrasa), Coopestiva e Sicoob.

Reunião Técnica

Por proposição do presidente da Ocergs, ficou acertado no encontro uma reunião de trabalho que deverá ocorrer no início de agosto. A intenção é que os representantes do setor apresentem suas demandas à equipe técnica da Ocergs, que estará presente para aconselhar e discutir os problemas das cooperativas de Rio Grande.

O Comitê

O Comitê Gestor de Fomento ao Cooperativismo será formado por todas as cooperativas com atuação em Rio Grande cadastradas junto à Ocergs, além da SSecretaria de Município da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), Secretaria de Educação e a 18ª Coordenadoria de Educação. Confira, abaixo, a composição completa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Rio Grande