Ir para o conteúdo principal

Sicredi das Culturas RS/MG investe em usinas solares para geração própria de energia

Além de viabilizar projetos voltados para a instalação de energia solar a seus associados, tanto em empresas, quanto em residências e propriedades rurais, a Sicredi das Culturas RS/MG também tem investido em soluções ecoeficientes para suas agências. A cooperativa conta com geradores fotovoltaicos instalados em suas agências de Santo Augusto e Nova Ramada, que atualmente fornecem energia para a agência e para o auditório de Santo Augusto, agência de Nova Ramada, agência de Coronel Barros e agência de Bozano. Além disso, foi implantada recentemente e aguarda apenas a ativação, a usina solar em São Valério do Sul, que irá fornecer energia para as agências de São Valério do Sul e Jóia, assim que iniciar suas operações.

O uso de energia renovável está alinhado a um movimento global em busca da redução das emissões de gases de efeito estufa, ao qual o Sicredi está engajado em todo o Brasil. Na usina solar da agência Santo Augusto, por exemplo, a energia gerada é suficiente para manter 8 mil geladeiras funcionando e evita que sejam liberadas 20,84 mil toneladas de carbono no meio ambiente, o que reduz o índice de poluição do ar. Na agência Nova Ramada, as 140 placas fotovoltaicas instaladas, com potência de 530 watts-pico cada, geram uma média mensal de 6.191 KW/h. Já na agência São Valério do Sul, a projeção é de que seja gerada, a partir das 68 placas, uma média mensal de 4.065 KW/h.

“Nossa gestão tem como foco a ampliação do nosso impacto positivo econômico, social e ambiental, reduzindo os impactos adversos e gerando valor para os associados, colaboradores, comunidade e demais partes interessadas. Internamente, o Sicredi segue uma Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental que tem entre seus pilares a difusão da sustentabilidade, a gestão de riscos socioambientais e operação com eficiência. Além disso, nossas iniciativas estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com os quais o Sicredi é comprometido enquanto integrante do Pacto Global da ONU”, explica o diretor de Operações da Sicredi das Culturas RS/MG, Roberto Cortiani Ibanez.

O Sicredi também disponibiliza linhas de crédito para que seus associados possam financiar o projeto, a aquisição e a instalação dos recursos da tecnologia fotovoltaica para geração de energia elétrica, como sistemas de montagem, inversores e placas de captação. Com a linha de financiamento para energia solar do Sicredi, é possível adquirir equipamentos ecoeficientes e, assim, economizar na conta de luz e reduzir o impacto do consumo de energia no meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG