Ir para o conteúdo principal

Languiru é uma das agraciadas no 10º Prêmio Vencedores do Agronegócio

A Comissão Julgadora do 10º Prêmio Vencedores do Agronegócio e o 6º Prêmio Elas no Agro, da FEDERASUL, definiu os contemplados desta edição que teve número recorde de inscritos. Ao total foram 77 cases que participaram da premiação. A cerimônia de entrega do troféu Três Porteiras vai ocorrer às 12h do dia 31 de agosto na Expointer, na Casa da FARSUL (parceira do evento).

A Comissão julgadora é formada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Farsul; Senar; Emater/RS-Ascar; Embrapa Clima Temperado; Pesquisador da Embrapa e membro do Conselho Sustentável; BRDE; Banco do Brasil; Sebrae-RS e Ministério da Agricultura e Abastecimento e o Vice-presidente de Micro e Pequena Empresa da Federasul, Rafael Goelzer.

Prêmio Vencedores do Agronegócio e Elas no Agro identifica e valoriza as iniciativas do setor primário que contribuem para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram instituições públicas ou privadas e pessoas físicas com ramificações de produtos e serviços na cadeia do agronegócio.

A premiação é dividida em cinco categorias: Antes da Porteira, voltado à área de insumos necessários para suprir as necessidades do campo; Dentro da Porteira, para a área de produção e geração de valor da propriedade rural; Depois da Porteira, englobando as áreas de armazenamento, distribuição e serviços associados ao agronegócio; ESG destinado às práticas ambientais, sociais e de governança; e Elas no Agro, que destaca a liderança feminina pelo relevante trabalho no setor.

Veja a lista dos agraciados com o troféu Três Porteiras:

Antes da Porteira: Cooperativa Languiru

Dentro da Porteira: Fazenda Librelotto

Depois da Porteira: Small Farm Hub

Elas no Agro: Enojóias

ESG: Sindicato Rural de Santo Ângelo

Cases:

ANTES DA PORTEIRA

Cooperativa Languiru    

Inúmeros fatores externos sobre os quais não temos controle, como estiagem e alto custo de produção, geram dificuldades ao agronegócio. Esse cenário desafiou a atividade leiteira e afetou toda cadeia produtiva. A Cooperativa Languiru, localizada em Teutônia, atuou para amenizar seus efeitos ao lançar o Programa Pró-Leite, ferramenta que estimula o incremento e a qualidade da produção da matéria-prima. Trata-se de uma iniciativa voltada à remuneração complementar por litro de leite, com bônus que contempla incremento do volume de produção, qualidade, fidelidade dos produtores associados e, de forma destacada, remuneração melhor para produtores que investem em bem-estar animal e ações de preservação do meio ambiente. O Pró-Leite insere uma série de novos indicadores à remuneração do produtor, com faixas de alcance, conforme o seu desempenho. A Languiru paga para que o produtor rural cresça, oportuniza assistência técnica e incentiva o aumento da produção.

DENTRO DA PORTEIRA

Fazenda Librelotto

Inovação, sustentabilidade e resultados

Localizada no município de Boa Vista das Missões, no norte do Estado, a Fazenda Librelotto é referência em sustentabilidade e segue à risca as boas práticas para aumentar a produtividade mesmo diante de eventos climáticos como foram os últimos anos de estiagem. Aplicando técnicas modernas e sustentáveis, como o sistema de terraceamento e a integração lavoura, pecuária e florestal, tem se tornado referência de propriedade familiar de alta produtividade e inovação. A Fazenda Librelotto sediou por muitos anos (até a pandemia) a realização do maior dia de campo do Estado, com a participação de milhares de pessoas em cada edição do evento.

DEPOIS DA PORTEIRA 

Small Farm Hub

O Small Farm Hub é um dos primeiros ambientes inovadores no Brasil voltados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, principalmente, para pequenas propriedades rurais inteligentes. Esse ambiente propõe conectar diferentes atores para a troca de informações, co-criação e fortalecimento de um mix de produtos, serviços e projetos voltados para a inovação. Essa rede de inovação faz parte do projeto Agrotec Norte, do Ecossistema de Inovação da Região Produção e Norte, que visa a formação de uma rede de inovação voltada às pequenas propriedades rurais. Este Hub está sediado no campus da URI – Frederico Westphalen e atende as principais demandas de toda a região, abrangendo 131 municípios do Estado.

ESG

 Sindicato Rural Santo Ângelo

 Em junho deste ano, o Sindicato Rural criou uma força-tarefa para encaminhar uma solução para a ampliação do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, luta antiga da comunidade. De responsabilidade do Estado, o aeroporto necessitava de obras de segurança exigidas pela ANAC para receber aeronaves maiores. Por entenderem que o modal é de suma importância para o desenvolvimento da região foi firmado um termo de cooperação, onde a prefeitura assume os custos de combustível, a URI realizará as análises e acompanhamento técnico da construção e os produtores rurais irão operacionalizar a construção, com uso de seu maquinário, operadores e alimentação dos trabalhadores. A união da comunidade possibilitou a realização da obra.

ELAS NO AGRO   

Enojóais

Localizada em Bento Gonçalves, a Enojoias é uma marca de joias que utiliza cristais de bitartarato de potássio formados durante o processo de armazenamento dos vinhos nas pipas de madeira. É a primeira e única marca de joias do mundo que faz uso dos cristais de vinho para a elaboração de suas peças. Os “diamantes do vinho” são formados pela precipitação de dois elementos presentes nas uvas tanto brancas quanto tintas: o ácido tartárico e o potássio. Na presença de baixa temperatura, esses elementos reagem entre si, dando origem aos cristais. Os “diamantes” são harmonizados nos metais folheados, ouro rosé, e prata, dando leveza e sofisticação às peças. As criações surgiram com o propósito inicial de uma exposição para mostrar a riqueza dos materiais, porém com a decisão da Cooperativa Vinícola Aurora de abraçar a ideia, a iniciativa teve continuidade.

Fonte: Federasul