Ir para o conteúdo principal

Cooperativas dos ramos Agro e Crédito se reúnem na Casa do Cooperativismo na Expointer

O Sistema Ocergs promoveu hoje (30/08), no auditório da Casa do Cooperativismo na Expointer, uma reunião com lideranças de cooperativas com o BNDES e Sistema OCB para debater “Cooperativismo e Financiamento Rural” e “Oportunidades e Desafios para o Cooperativismo Agropecuário”. O objetivo principal foi ouvir as demandas das cooperativas e pensar estratégias para impulsionar os negócios do cooperativismo de crédito e agropecuário.

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, deu as boas vindas e falou da importância de reuniões como essa para ouvir as demandas e dores das cooperativas. “Assumimos a diretoria da Ocergs há quatro meses e podemos garantir que nosso principal foco é ser cada vez mais propositivos nas demandas das cooperativas para que possamos avançar e buscar soluções para todos os ramos do cooperativismo”, destacou.

O chefe do Departamento de Clientes e RI do BNDES, Tiago Peroba, e o chefe da Área de Operações e Canais Digitais (ADIG), Marcelo Porteiro Cardoso, apresentaram os projetos da entidade para micro e pequenas empresas e cooperativas, informações sobre crédito agrícola, números de investimentos e a importância da parceria com as cooperativas e bancos de desenvolvimento regionais. “Encontros como esse são uma via de mão dupla e extremamente importantes para que possamos ouvir as necessidades do setor cooperativo e melhorar os processos de financiamento do BNDES. As cooperativas são grandes parceiras e estamos sempre juntos, inclusive para a construção de políticas públicas que facilite o acesso a recursos para que eles cheguem na mão de quem precisa da forma mais simples possível, corroborou Tiago Peroba.

Ao destacar a parceria do BNDES com o Sistema OCB, o coordenador do ramo Agropecuário na OCB, João Prieto, realizou uma contextualização do ramo e as conquistas nos últimos anos e destacou a importância de conversar com as unidades estaduais e as cooperativas da base para que as ações da OCB no Poder Executivo, Legislativo e Judiciário sejam cada vez mais assertivas.

Ele também defendeu a relevância do Plano Safra enquanto política pública para que ele se torne sustentável ao longo do tempo e atenda as demandas diretas do produtor rural e das cooperativas. “O Sistema OCB insiste nisso, pois entende como primordial para balizar outras operações de rotina no financiamento agrícola. E ter o BNDES como parceiro é fundamental”, destaca Prieto.

Participaram da reunião também o gerente de Relações Institucionais e Sindicais e superintendente da Ocergs, Tarcisio Minetto e Gerson Lauermann, respectivamente, o diretor executivo da Fecoagro/RS, Sérgio Luis Feltraco, representantes do BRDE e das cooperativas Sicoob, Sicredi, Cooperconcórdia e Cotribá.