Ir para o conteúdo principal

Sicoob ultrapassa 4 mil pontos de atendimento no País

Com a convicção de que nada substitui o olho no olho, que prioriza a valorização das pessoas e da comunidade, o Sicoob conquista em número de pontos de atendimento físico no Brasil, de acordo com informações do Banco Central (BC). 

São mais de 4 mil agências distribuídas em mais de 2 mil comunidades do país. No último ano, quando já havia conquistado a segunda posição, a instituição reforçou seu propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira, escolhendo estar mais próximo de seus cooperados com estrutura física e engajamento digital, que fortalece os atributos e essência do cooperativismo.  

Com o objetivo de expandir cada vez mais a sua capilaridade a fim de atender à demanda da população, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional e a prosperidade das regiões assistidas, desde 2020 o Sicoob abriu 690 unidades de atendimento físico em todas as unidades federativas (uma média de 20 unidades por mês). A expectativa é que, até o fim de 2022, a instituição entregue mais de 100 novos pontos de atendimento à população e aos empreendedores. 

O Sicoob, além de estabelecer um relacionamento mais próximo com os seus mais de 6,5 milhões de cooperados – resultado do engajamento territorial dos pontos físicos -, tem investido em inovação e infraestrutura tecnológica. O objetivo é unir o físico ao digital para promover o crescimento dos negócios, aumentar a eficiência, gerenciar riscos, incrementar a oferta de produtos e serviços e melhorar o atendimento aos cooperados por meio de diferentes canais digitais e físicos.  

“O cooperativismo financeiro é um movimento essencialmente de lugar e proximidade, que preza pelo atendimento humanizado, até porque nas cooperativas as pessoas, por definição, são mais importantes que o capital, e o lucro não faz parte dos objetivos. Como o usuário dos serviços é também o dono da organização, suas expectativas e preferências sobre acolhimento e tratamento devem ser atendidas sem restrições. Portanto, estar fisicamente nas comunidades e próximo dos indivíduos e das empresas é demonstrar fidelidade à natureza societária”, disse Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob.

Expansão em 2022 

Para este ano, o Sicoob mapeou 701 novos municípios para onde quer levar os benefícios do cooperativismo, para ampliar e democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros de qualidade, a preços mais justos e em condições de equidade para cidadãos e empreendedores. Hoje já são atendidas 2.090 localidades, sendo que em 350 delas o Sicoob é a única instituição financeira com presença física no conceito de “agência”.  

Ainda de acordo com Ênio Meinen, “o amplo atendimento caminha junto com a plena oferta de soluções por meio dos mais variados canais digitais (combinação da abordagem “high touch” e “high tech”), com produtos, serviços e processos devidamente habilitados para tanto, de forma que os cooperados que prefiram a conexão remota possam valer-se confortavelmente e com segurança desse meio de acesso. Daí a razão de termos destinado cerca de R$ 1 bilhão à tecnologia e inovação nos últimos três anos”. 

Em 2021, a instituição registrou um crescimento de quase 84% na utilização dos canais digitais. O App Sicoob, por exemplo, foi responsável por 78% das transações realizadas, e a assistente virtual, Alice, por 2,8 milhões de atendimentos, com 97% de efetividade.  

Fonte: Assessoria de Imprensa – Sicoob