Ir para o conteúdo principal

2ª Chamada CNPq/Sescoop seleciona 44 trabalhos

Os contemplados na segunda chamada pública (Edital 11/22) realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foram divulgados nesta terça-feira (18). Das 131 propostas de pesquisa sobre o cooperativismo inscritas, 44 foram selecionadas pelo comitê avaliador. Com fomento de R$ 4 milhões, os pesquisadores poderão custear bolsas para orientandos, passagens, hospedagens, participação em congressos e até comprar equipamentos e materiais para execução do estudo.

“É uma verdadeira satisfação ver estudiosos interessados em desenvolver conceitos, aprimorar métodos e processos em defesa do modelo cooperativista. A primeira chamada foi um sucesso e tenho certeza de que esta segunda não será diferente. Tenho a impressão que estas pesquisas se tornarão permanentes e que as cooperativas vão se beneficiar e repassar todo o conhecimento para frente, gerando mais prosperidade para todos”, declarou do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas.

As principais áreas de pesquisa são Competitividade e Inovação; Impactos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista; e Cenário jurídico do cooperativismo. Para pesquisas sobre Impactos econômicos, sociais e ambientais, o edital recebeu, ao todo, 65 inscrições; sobre Competitividade e Inovação no Cooperativismo, 39 projetos; e sobre Cenário jurídico do cooperativismo, 15 propostas. Já o tema Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista, obteve 12 submissões.

A parceria entre o Sescoop e o CNPq teve início em 2017, quando foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para a operacionalização de chamadas públicas para financiamento de projetos de pesquisa científica. O primeiro edital, em 2018, recebeu 374 inscrições. Foram contemplados 41 projetos, de 14 estados diferentes, com recursos que somaram R$ 2,8 milhões repassados às universidades e institutos de pesquisa.

Clique aqui e confira o resultado.

Fonte: Assessoria de Comunicação OCB