Ir para o conteúdo principal

Encontro ressalta importância da gestão das emoções

Na última segunda-feira, dia 24 de outubro, o Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas promoveu encontro na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. O evento reuniu associadas, esposas, filhas, noras e netas de associados da Cooperativa.

A programação também ficou marcada por remeter ao Outubro Rosa. Na recepção, foram arrecadados alimentos não-perecíveis à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Teutônia. No pavilhão social também foi disponibilizado espaço para comercialização de produtos como camisetas e guarda-chuva da Liga.

Família e carinho

O presidente Dirceu Bayer comemorou a participação feminina nos eventos da Languiru e convidou-as a difundirem as ações do Comitê. “A família é a coisa mais importante que temos na vida”, acrescentou.

A coordenadora do Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas, Loiva Trapp, igualmente parabenizou a presença feminina e reforçou o convite para que o público integre o Comitê. “Este dia foi elaborado com muito carinho”, disse.

Influências e reflexos na gestão das emoções

Os benefícios do autoconhecimento e como ter atitudes mais sensatas ao longo da vida foi a temática abordada pelo teólogo Jorge Trevisol. Ele cativou o público, intercalando pensamentos com canções. As mulheres responderam cantando, batendo palmas, se abraçando e se emocionando.

O escritor observou que a construção da nossa personalidade é influenciada pelo contexto ao nosso redor. Enfatizou a necessidade de se autoconhecer, sobremaneira que estamos em constante evolução. “Não se conhecer é ser analfabeto de si mesmo”, sintetizou.

Trevisol apontou que as dificuldades que surgem ao longo da vida fazem a pessoa evoluir. Por outro lado, reiterou que a felicidade não é fruto apenas de uma experiência casual. “Se não tiver desafio, você não sai do lugar.”

O psicólogo acrescentou que somos programados, desde a infância, apenas para executar. Por isso, não costumamos desenvolver nosso senso crítico. Inclusive, fez uma advertência: o surgimento de uma doença pode ser consequência do acúmulo de emoções mal geridas. “Se eu quero entender o motivo do meu comportamento, tenho que começar a observar as pessoas que vivem perto de mim”, sugeriu.

Ele incentivou as mulheres a serem mais autoconfiantes e a manifestarem a essência da sua personalidade. “Não é tempo de excluir, é tempo de incluir. Não é tempo de lutar, é tempo de abraçar”, refletiu.

Outro olhar sobre a vida

Patrícia Muller Mollmann (38) aprovou a programação do evento e a iniciativa da Languiru. A integração entre as mulheres foi ressaltada pela associada com propriedade em Linha São José, município de Estrela. “As mulheres saem daqui mais leves e com um outro olhar sobre a vida. A palestra nos tocou profundamente e estimulou a interação entre nós”, salientou.

Conhecimentos melhoram relações

Jarla Reckziegel Borgmann (51) destacou que a palestra despertou as mulheres para a importância do autoconhecimento. “Muitas vezes não entendemos o comportamento dos nossos filhos e maridos. Agora, temos conhecimentos que vão contribuir para melhorar essas relações”, argumentou.

A valorização dos associados também foi lembrada pela produtora rural, com propriedade em Linha Kerber, município de Maratá. “A Languiru está sempre preocupada com o associado e seus familiares, propondo situações para o seu desenvolvimento”, acrescentou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru