Ir para o conteúdo principal

Dália inaugura Condomínio Avícola em Marques de Souza

A Cooperativa Dália Alimentos, juntamente com as famílias associadas e representantes da administração municipal, inauguram, no dia 11 de novembro, às 18h, o Condomínio Avícola Marques de Souza localizado na comunidade de Vasco Bandeira. O condomínio faz parte do Programa Frango de Corte da Dália e abriga 275 mil aves. 

Durante a cerimônia, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini explanou sobre a importância da data de inauguração do Condomínio Avícola, que marca a comunidade de Vasco Bandeira e o município de Marques de Souza. “A Dália pensou num grande projeto estratégico, mas não fez sozinha. Aliás, contou com o apoio de outras cooperativas, como a Certel, o Sicredi Vale do Taquari e do poder público e assim, conseguimos realizar esse empreendimento, junto com as 20 famílias associadas, mais a cota cooperativa”, relata.

Piccinini relembra que o condomínio havia sido concluído em 2020 e, já era para ter sido inaugurado, mas teve que ser adiado por causa da pandemia. “Tivemos algumas intempéries, mas nada abalou a nossa determinação e perseverança. Isso demonstra compromisso com o desenvolvimento regional e em produzir alimentos, pois a Dália já fornece seus produtos em todo o país e segue em busca por novos mercados”.  

O gestor reconhece os esforços dos associados e enaltece a data que fica marcada na história. “É dia de festejar, mas o dia 11 de novembro também nos remete ao ex-conselheiro de administração da cooperativa, Idalmir Nicolini, que infelizmente faleceu em 2017”.

Ao mencionar Nicolini, Piccinini lembrou das características e do legado que o ex-conselheiro deixou. “Quando falávamos em projetos, Idalmir se animava e seus olhos brilhavam. Para ele nada era impossível, foi uma liderança comunitária, cooperativista, exemplar, engajado e que inspirou outros líderes”.

Enxergar o futuro

O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, enalteceu a importância desse momento, que marca a história de todos os envolvidos: a Dália, o município, a comunidade, os associados e outras cooperativas. “Esse projeto é arrojado e de longo prazo. Ele passa por muitas mãos, pois não é possível construir isso tudo sozinho e, portanto, esse grande empreendimento é o fruto de líderes que vislumbram o futuro”, afirma.

“Uma das grandes etapas foi o grupo de produtores explicar o que significa esse projeto para o prefeito, pois não havia referencias próximas e, por isso, exigiu de todos os envolvidos muita coragem e dedicação”, reforça.

Freitas reiterou a importância da inauguração e da celebração que marcou a data, mas também fez menção a Idalmir. “Foi uma grande liderança. Ele já sonhava com grandes projetos para a Dália, mas infelizmente, nos deixou”.

“Junto com ele, fiz duas viagens, uma para os EUA e outra para Espanha. Lá ele demonstrou interesse, força e dedicação. Uma pessoa sempre positiva, querendo aprender cada vez mais e que inspirava novos líderes a se desenvolverem ao seu redor.” 

“O sonho dele”

Presidente do Condomínio Avícola Marques de Souza, Valmor Pappen, agradeceu aos colegas de diretoria, ao ex-prefeito de Marques de Souza, Edmilson Amauri Dörr, que foi parceiro na implementação do projeto. “Lembro também de cada empresa que nos ajudou e cada funcionário da Dália. Foi algo muito bem pensado, para posteriormente ser apresentado para o conselho de administração.”

Pappen também relacionou a data com o aniversário de Idalmir, que desejava muito por esse momento. “Ele lutou com todas as forças por esse projeto. Era o sonho dele, então,  aonde quer que esteja, tenho certeza que está torcendo pelo sucesso da Dália Alimentos”.

América Programa Avícola

A Dália idealizou o Programa Frango de Corte no qual, além do Condomínio Avícola Marques de Souza, estão edificadas outras 8 granjas com pavilhões no modelo Dark House com tecnologia de ponta da empresa Plasson. Eles são de propriedade dos associados da Dália, sendo que a cooperativa mantém uma cota em cada um deles. Os outros condomínios estão localizados em Relvado, Venâncio Aires, Vespasiano Corrêa, Mato Leitão, Anta Gorda, Cruzeiro do Sul e dois em Encantado. Esses condomínios abastecem o Frigorífico de Aves e fazem parte do Programa Avícola, junto com o Incubatório, de Mato Leitão, a fábrica de rações e de farinha de carnes, segmentos de responsabilidade da Dália Alimentos. A cria e a recria de matrizes pesadas para a produção de ovos férteis, edificada no município de Vale Verde, sendo de responsabilidade da empresa América Sociedade Avícola.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Dália Alimentos