Ir para o conteúdo principal

Argentina recebe coordenadores de Núcleo da Sicredi Pioneira para intercâmbio

A missão técnica que integra o curso de Formação de Coordenadores de Núcleo de Associados da Cooperativa Sicredi Pioneira, oferecido pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) ocorreu entre os dias 5 e 10 de novembro. Confira como foi a viagem e escute na íntegra os áudios de alguns participantes sobre a importância de experiências como essa e de como os coordenadores levarão as trocas e vivências da viagem para o dia a dia na coop.

A província de Santa Fé, considerada um centro educacional e a cidade de Sunchales, que possui o título de Capital Nacional do Cooperativismo, na Argentina, foram os principais destinos da viagem. Além de 28 coordenadores de núcleo da Sicredi Pioneira, participaram da viagem os conselheiros de administração da Cooperativa, Mário Konzen e Evandro Knob, o diretor executivo da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Paulo Soares e o professor da Escoop, Carlos Oliveira.

A programação foi elaborada pela Sicredi Pioneira em conjunto com a Casa Cooperativa de Provisión Sunchales, a Fundação do Grupo Sancor Seguros e a Escoop. As atividades envolveram visitas, palestras e trocas de experiências em locais como escolas que possuem cooperativas escolares, no Instituto Cooperativo de Enseñanza Superior (ICES), na Casa Cooperativa de Sunchales, na matriz do Grupo Sancor Cooperativa de Seguros e em diversas cooperativas e propriedades rurais de cooperados.

O professor da Escoop, Carlos Oliveira, destaca que a experiência foi marcante e reforçou os valores do cooperativismo e a importância da educação. “A Escoop conta com um acordo de cooperação trilateral com o ICES (Argentina) e com a Universidade de Hohenheim (Alemanha) desde o início de 2020. A vivência na Argentina reforçou o entendimento do valor gerado quando educação e cooperativismo estão associados. Seja nas escolas de ensino fundamental e médio que incentivam as crianças e jovens a participarem de cooperativas escolares, ou com instituições de ensino superior como o ICES e a Escoop, que preparam profissionais com valores cooperativistas, em ambas as situações aumentamos o potencial de construção de melhores organizações e sociedade”, destacou.

Confira os depoimentos de alguns participantes da Missão:

Mariana Marcon – Coordenadora de Núcleo de Associados da Sicredi Pioneira, Nova Petrópolis

Além de perceber o quanto Nova Petrópolis e Sunchales têm em comum, foi importante estar lá para ver de mais perto esse lugar que respira cooperativismo e tem consciência cooperativista nas mais diversas cidades e isso influencia na forma como a sociedade funciona”.

Para o conselheiro de Administração da Sicredi Pioneira, Mário Konzen, a experiência foi muito importante em vários sentidos, mas destaca um ponto percebido por todos: a importância da educação dos jovens. “Se educarmos os jovens, vamos ter adultos mais conscientes e melhores cidadão que tenham condições de viver e contribuir para a valorização da vida e do entorno que vivemos“.

E complementou sobre a importância de iniciativas como essa que o Sescoop/RS e a Escoop têm desenvolvido:

Mário Konzen – Conselheiro de Administração da Sicredi Pioneira

Para Evandro Knob, a viagem foi importante para que os coordenadores de núcleo percebessem a importância do seu papel como representante dos associados nas coops e do quanto as cooperativas desenvolvem as comunidades em que estão inseridas:

Evandro Knob – Conselheiro de Administração da Sicredi Pioneira
Paulo Soares – Diretor Executivo da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis

“A viagem foi com certeza uma afirmação dos propósitos cooperativos. Como gestor, buscamos sempre inspirações e ideias novas e Sunchales é um desses locais riquíssimos onde podemos ver as coisas acontecendo na prática”.