Ir para o conteúdo principal

Seminário debate desenvolvimento do cooperativismo no Vale do Taquari

No dia 22 de novembro 2022 o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto ministrou palestra em Seminário do Arranjo Produtivo Local (APL) Agroindústrias Familiares do Vale do Rio Pardo sobre o tema “Cooperativismo e o Desenvolvimento do APL das Agroindústrias Familiares”. O evento aconteceu na Uergs e contou com a participação de agroindústrias e empreendimentos familiares da região, representantes da Uergs, Fundação Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo (Faterco), Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado e Emater-RS Ascar.  

Conforme a coordenadora do APL e professora da Uergs, Eliane Kolchinski, a organização da palestra teve como objetivo iniciar a discussão de constituição de uma cooperativa do APL. E ainda, discutir oportunidades de empreendimento através do cooperativismo aproveitando as oportunidades que a região do valo do Taquari oferece.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado, Gilberto Luiz Zanatta, ficou satisfeito com a participação e discussões do Seminário. “O evento foi de muita qualidade, com um dos maiores conhecedores do Sistema Cooperativo do Estado e com uma excelente participação das agroindústrias. O cooperativismo na nossa região é forte e acredito na futura criação de uma cooperativa para a comercialização dos produtos das agroindústrias familiares do Vale.” 

Para o proprietário da Queijaria Dorf, Jackson Simon Jacobs o evento foi importante para a avaliação das possibilidades de negócio existentes. “Foi um evento de grande importância para avaliarmos e discutirmos sobre as necessidades dos empreendimentos envolvidos. Acredito que temos muito a crescer, prosperar novos e bons negócios, não só na comercialização dos nossos produtos e serviços, mas também na interação entre todos os envolvidos”.

O evento foi organizado pelo APL, Uergs, Faterco, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul. 

Fonte: APL