Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs integra comitês nacionais de jovens e mulheres

Os comitês do Sistema OCB de jovens (Geração C) e de mulheres (Elas pelo Coop) agora têm representantes do Sistema Ocergs como integrantes. O analista técnico, Matheus Loro e a assessora de comunicação, Rafaeli Minuzzi, passaram a integrar os times em novembro deste ano e já participaram dos últimos encontros do ano que contou com a apresentação de balanço das atividades realizadas durante 2022. Os grupos também debateram ações que devem ser implementadas em 2023 e aprovaram o calendário das próximas reuniões.

Os representantes do Sistema Ocergs passam a construir, junto com os dois grupos, um planejamento estratégico e esboço de metodologias para captar mais pessoas por todo o país e, principalmente, no Rio Grande do Sul, a aderirem aos movimentos que integram e fortalecem o cooperativismo.

Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, destacou a importância dos grupos para a atuação do Sistema OCB. “Temas como a diversidade e a sucessão estão entre as pautas prioritárias da Agenda ESG e têm tudo a ver com estes comitês. O Sistema OCB vai contar muito com o apoio dos comitês para avançar na promoção de um cooperativismo ainda mais justo e inclusivo”.

Para Rafaeli, participar do comitê é uma grande oportunidade de colocar em prática os princípios e os valores do cooperativismo. “Precisamos, mais do que nunca, mostrar que juntas podemos fazer acontecer pelo coop. Espero contribuir muito na construção de metodologias que atendam às necessidades das coops gaúchas e aprender muito com as líderes e mulheres do grupo que já colocam em prática o objetivo principal do comitê de disseminar o protagonismo feminino”.

Sobre os comitês

Os Comitês de Jovens e Mulheres do Sistema OCB foram oficialmente criados em 2020 como um dos desdobramentos do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). São compostos por jovens e mulheres “Embaixadores Coop” e por integrantes (jovens e mulheres) indicados pelas Unidades Estaduais. A missão central dos Comitês é ampliar a participação de outras mulheres e jovens na liderança do Cooperativismo Brasileiro.

Os Comitês são órgãos consultivos e fazem parte da estratégia do Sistema OCB para promover a inclusão e a diversidade, atuando para o fortalecimento da participação democrática das mulheres e dos jovens no cooperativismo.

Geração C – próximos passos

A coordenadora do Geração C, Jessyca Leon Bolzan, da coop gaúcha Vinícola Aurora, fez a apresentação de fechamento das atividades. Segundo ela, os jovens querem estar mais conectados e conhecer diferentes realidades e práticas de outras cooperativas. O comitê fez, em 2022, oficina de projetos, reuniões de planejamento para elaboração do manual para implementação de comitê jovem na cooperativa, verificação do regimento interno e possíveis atualizações. Além disso, o grupo se prepara para, em abril de 2023, eleger a nova coordenação e secretaria executiva. 

A Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB está revisando o material para lançá-lo até o final de janeiro de 2023.

Elas pelo Coop em 2023

O coordenador de Desenvolvimento Social de Cooperativas, Guilherme Costa, destacou os feedbacks do Sistema OCB sobre o planejamento do grupo para 2023 e informou a aprovação do kit-comitê, que reúne peças criadas para divulgar desde o passo a passo para criação de um comitê feminino até materiais editáveis pelas coops e Unidades Estaduais apresentarem seus resultados. “O objetivo desta comunicação é reunir mais mulheres para galgarem espaços em cargos de liderança”, evidenciou o coordenador.

Outro ponto de planejamento apresentado pelas mulheres foi a criação do selo Elas pelo Coop, para ser utilizado em assinatura de e-mail e crachás, como forma de reforçar a representatividade das mulheres no coop. O coordenador declarou que repassará para a comunicação do Sistema, que vai elaborar a linha conceitual. 

Além de promover intercâmbio de experiências, o Elas pelo Coop quer também ganhar uma categoria no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, de 2024. A ideia é reconhecer cases de mulheres que mudam vidas por meio do coop. O coordenador disse que também vai debater com a representação nacional os critérios e diretrizes para a criação desta categoria.

Outra iniciativa planejada para 2023 é a realização de palestras de engajamento aproveitando eventos já realizados pelas Unidades Estaduais. Na linha de capacitação, elas, juntamente com o Geração C, vão trilhar conhecimentos acerca da comunicação assertiva e gestão de projetos sociais.

O relatório de atividades de 2022 será disponibilizado em janeiro, bem como as sugestões de alteração no regimento interno do comitê.