Ir para o conteúdo principal

Cotrijal realiza formatura do programa Supernova

Os jovens integrantes das três turmas do Supernova Cotrijal 2022, concluíram o programa em formatura realizada nesta terça-feira, 6/12, no Parque da Expodireto em Não-Me-Toque. A Escoop foi responsável por conduzir a segunda edição do programa junto com a coop, desenvolvendo seu projeto pedagógico, que discutiu temas como comportamento, gestão, agronegócio, dentre outros. Participaram do projeto jovens filhos de associados da cooperativa, de 15 a 29 anos, que teve como principal objetivo incentivar a sucessão familiar e despertar o interesse de participação do jovem na coop, promovendo a difusão, inovação e empreendedorismo do cooperativismo dentro da Cotrijal.

Pela manhã, os pais dos alunos foram convidados a acompanhá-los em um dia onde além da formatura, eles puderam conhecer as estruturas da cooperativa, como a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), Fábrica de Rações, Sede Administrativa e a Unidade de Negócios de Não-Me-Toque. 

Conforme Benísio Rodrigues, gerente de Marketing da Cotrijal, é perceptível a evolução que os jovens tiveram ao longo do ano. “Temos que agradecer o envolvimento de todos os alunos e o incentivo dado pelos pais. Ao final do segundo ano do programa, já observamos que eles estão cada vez mais envolvidos com o agro e a Cotrijal segue cumprindo seu papel, que é de promover a sucessão familiar”, destaca.

Para o professor da Escoop, Dieisson Pivoto, que conduziu as atividades com os jovens, o programa possibilitou a troca de experiências, conhecimento da realidade dos jovens, mas principalmente a identificação de novas lideranças locais, desenvolvendo uma nova geração de futuros líderes da coop.

Já pelo turno da tarde, foi realizada uma retrospectiva do Supernova, seguido de apresentações dos trabalhos dos alunos e finalizando com a entrega dos certificados de conclusão do programa. A aluna Laura Schroeder, de Lagoa dos Três Cantos, cursa Agronomia e disse que em breve pretende fazer na sua unidade o cadastro da plataforma SmartCoop. “Um dos diversos aprendizados que me chamaram atenção foi a plataforma SmartCoop. Quero realizar o cadastro junto a unidade para que em breve possamos utilizar as informações na nossa propriedade”, disse.

O curso teve 5 módulos, totalizando 23 encontros. Foram 70 horas de programação, incluindo conteúdo técnico, interação, além de viagens para Porto Alegre, onde os alunos conheceram empresas e startups do agronegócio. 

Patrícia Mota Rosin, coordenadora da área de Departamento Cooperativista (Decoop) da Cotrijal, afirmou que apesar do ano ter sido muito intenso, o trabalho junto aos jovens foi atingido com sucesso. “Estamos contentes com os resultados, o relato dos pais hoje só comprova que estamos no caminho certo. Por isso, já estamos trabalhando no Supernova 2023”, salienta.

Sobre a parceria com a Escoop complementa: “A edição do Supernova 2022 ganhou força e qualidade! Inovamos agregando a Escoop como parceira na formação dos alunos e o resultado foi muito positivo, pois contamos com uma equipe multidisciplinar aliada aos especialistas da Cotrijal que trouxeram cases de boas práticas da Cooperativa e associados”.

Para o diretor geral da Escoop, José Máximo Daronco, a capacitação foi um momento único e de muito aprendizado para os participantes e seus familiares. “Agradecemos pela credibilidade depositada pela cooperativa na Escoop e parabenizamos pela iniciativa que oportunizou, além das muitas trocas de experiências entre gerações, o maior engajamento dessa juventude na busca por maior interesse no cooperativismo e na cooperativa”, finalizou.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Cotrijal