Ir para o conteúdo principal

Segunda edição do PIE tem seus primeiros municípios contemplados

Com objetivo de contribuir positivamente nas comunidades, no ano passado, a Cooperativa Certel lançou a sua 1ª edição do Programa de Incentivo a Entidades. O PIE passou pelas seis microrregiões da Certel, levando conhecimentos, experiências e inovações em diversas áreas.

Os resultados alcançados pelo projeto beneficiaram mais de 20 mil pessoas no último ano e, com o sucesso do programa, a Cooperativa lançou a sua 2ª edição. Na nova etapa do programa, o valor aprovado pela direção e conselheiros administrativos da Certel foi de R$ 1.200.000,00, que estão sendo distribuídos em três eixos, sendo o primeiro voltado a entidades da área de atuação da Certel Energia; o segundo, envolvendo entidades da área de atuação das Lojas Certel; e o terceiro, nas realizações de reformas das medições de energia da área de atuação da Certel Energia.

Primeiros contemplados

Cinco municípios já foram contemplados no mês de novembro, onde as entregas foram realizadas em Gramado Xavier, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, São Pedro da Serra e Teutônia.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia Hoppe

(Gramado Xavier)

Demonstrando um agradecimento especial à Cooperativa, na chegada a equipe da Certel foi recepcionada pelos alunos, que realizaram um conto de histórias, evidenciando algumas práticas de cooperação.

Segundo a secretária da educação do município, Maristela Berté, equipamentos como condicionadores de ar e televisão, serão instalados em vários espaços da escola, possibilitando uma nova experiência no aprendizado. “Ficamos muito felizes pelo apoio. Esse investimento da Certel serve de exemplo para todos”, ressalta. 

O vice-prefeito, Airton Berté, também fez um agradecimento especial e evidenciou a parceria de longa data. “Quero dar os parabéns para a equipe da Certel, que sempre esteve ao nosso lado. Essa entrega foi muito importante para Gramado Xavier, somos gratos pelas doações”, finaliza o vice-prefeito.

Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz

(Santa Clara do Sul)

Ao receber a ligação de aprovação do projeto, a diretora da escola, Ana Luiza Wolschick, compartilhou a boa notícia com todos os colegas e alunos, que receberam do PIE, dois notebooks e 65 livros.

Ana Luiza também destacou a importância do incentivo à leitura, apesar de toda facilidade de acesso às tecnologias. “Estamos vivendo em uma era digital, mas é muito importante continuar mantendo o contato com os livros, seja montando um ambiente divertido e de aprendizado, como a hora do conto”, explica.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Guilherme Appel

(São Pedro da Serra)

Sempre próxima às comunidades, a professora, Melásia Krindges, comenta que ficou sabendo da 2ª edição através da Loja Certel de Barão. “A gerente da loja conversou comigo e apresentou essa oportunidade. A partir daí, começamos a pensar na inscrição do projeto”.

Agora, a concentração para os estudos e refeições diárias realizadas na escola, ficam ainda mais agradáveis pelas doações de um ar-condicionado, três ventiladores, um forno elétrico, um paneleiro, um liquidificador e uma impressora. “A gente sabe que se os alunos estão em um espaço de qualidade a aprendizagem é bem melhor. Agradecemos à Certel por acreditar na educação”, complementa a professora, Lilian Canzi.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Agnes

(Santa Cruz do Sul)

Para o sucesso da Sala Maker, a escola contou com os equipamentos doados pelo Programa de Incentivo a Entidades. No total, foram entregues uma geladeira, uma televisão, um forno elétrico, um micro-ondas, dois liquidificadores, três garrafas térmicas e três chaleiras elétricas.

Equipamentos que já estão instalados na sala, proporcionando maiores aprendizados aos alunos. Segundo o diretor da escola, Dionísio Júlio Besco, a sala envolverá áreas como culinária a robótica. “Os eletrodomésticos também serão muito importantes para a nossa cozinha, onde preparamos uma boa alimentação aos alunos. Agradecemos muito pela missão do cooperativismo, muito obrigado à Certel pelo projeto”, enalteceu o diretor da escola.

Fonte: Assessoria de Comunicação Certel