Ir para o conteúdo principal

Languiru realiza primeira exportação para Singapura

Os recentes investimentos da Cooperativa Languiru em máquinas, tecnologia e estrutura física nas suas unidades industriais, especialmente voltados à agregação de valor à matéria-prima produzida pelos associados, já refletem em novas oportunidades de mercado. Prova disso é o embarque do primeiro container com pés de frango para Singapura, nesta terça-feira, dia 13 de dezembro. A habilitação do abatedouro a esse mercado foi conquistada no último mês de outubro.

Instalado em Westfália, o Frigorífico de Aves recebeu mais de R$ 20 milhões em investimentos ao longo do ano de 2022, com instalação de esteira e ampliação da sala de cortes, novas máquinas que possibilitam a ampliação da desossa de peito, instalação de túnel de congelamento rápido para industrialização de peças individuais (IQF) e duplicação da sala de produção, permitindo que 100% da matéria-prima seja processada.

Languiru do outro lado do mundo

O primeiro container da iguaria de frango Languiru deve chegar a Singapura, cidade-Estado no Sudeste Asiático, até o dia 1º de fevereiro de 2023. Lá dentro, 26,3 toneladas de pés de frango, muito valorizados pelos consumidores locais. “Mais do que a nossa marca, esse container leva o suor dos nossos associados, que no dia a dia do campo enfrentam inúmeras adversidades para produzir matéria-prima de qualidade; leva o suor de nossos empregados, que diariamente trabalham com esmero nas unidades da Cooperativa; leva a esperança de milhares de pessoas e famílias que têm na Languiru o seu sustento; leva a bandeira do Vale do Taquari, o ‘Vale dos Alimentos’, do nosso Estado e do país para muito além das nossas fronteiras territoriais”, emociona-se o presidente da Cooperativa, Dirceu Bayer.

O segmento das carnes enfrenta enormes dificuldades, num período de desaceleração da economia mundial, um cenário incerto atrelado a fatores como o alto custo de produção, câmbio, taxa de juros, inflação, estiagem, eleições, pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia. “A cadeia produtiva das carnes sente as consequências dessa realidade. Trabalhar com planejamento e estratégias é fundamental, especialmente no segmento do agronegócio em que estamos inseridos. Vínhamos projetando que os investimentos realizados nos dariam resultado já no exercício de 2022”, comemora o presidente.

Marca forte

Os produtos Languiru são comercializados no Brasil e em mais de 40 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio. As carnes de aves e de suínos formam a base das exportações. Na linha de aves, destaque para o peito de frango desossado, dorso, asa inteira e coxa americana, além do pé. Na linha de suínos, a Languiru leva para outros países o pernil, paleta e sobrepaleta sem ossos, carré, barriga e miúdos como língua, focinho, máscara, rabo, pé dianteiro e traseiro, também iguarias para os asiáticos. O volume de negócios no mercado externo representou R$ 106,8 milhões em 2021.

Em 2022, pela sexta vez, a Languiru esteve entre as organizações gaúchas com atuação destacada no mercado internacional. A Cooperativa integrou o seleto grupo do segmento de alimentos no 50º Prêmio Exportação RS, considerado a maior distinção do segmento no Sul do país, valorizando empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos no cenário internacional.

Atualmente, o Frigorífico de Aves da Languiru em Westfália abate 120 mil frangos/dia e conta com 980 empregados. A integração avícola da Cooperativa possui aproximadamente 250 associados produtores, é o segmento com maior participação no faturamento bruto da Languiru, correspondente a 28,6% no exercício de 2021.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru