Ir para o conteúdo principal

Presidente do Sistema Ocergs participa de reunião com o governador do RS em exercício para tratar dos desafios do setor de Proteína Animal

Na manhã desta quinta-feira (19/1), o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, e o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto, participaram do café da manhã, junto com o governador do Rio Grande do Sul em exercício, Gabriel Souza, e representantes de outras entidades, no Hotel Blue Tree Towers Millenium, em Porto Alegre. O objetivo do encontro foi apresentar o setor de Proteína Animal de forma objetiva e apontar os principais desafios.

Cada entidade teve um tempo mínimo para expor às autoridades suas preocupações. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, manifestou que as cooperativas que atuam no setor de proteína animal enfrentam os mesmos problemas que as demais agroindústrias que atuam neste mercado. Hartmann destacou a importância da existência de políticas públicas de apoio ao setor de proteínas. “O maior desafio atualmente é encontrar caminhos para garantir a competitividade do setor, harmonizando desenvolvimento econômico e social. Esse equilíbrio é mais que uma estratégia, é a nossa verdadeira razão de existência”.

O presidente do Sistema Ocergs manifestou ao governador em exercício e aos secretários presentes a preocupação em relação à sustentabilidade futura do setor de proteína animal diante do cenário atual. Hartmann ressaltou a importância de pensar políticas públicas de apoio ao setor produtivo com medidas estruturantes, como é o caso da irrigação para garantir a produção de milho, matéria-prima fundamental na produção de proteínas no Estado, garantindo abastecimento ao setor de produção. O dirigente cooperativista ressaltou a necessidade de o governo do Estado avaliar a questão tributária que incide sobre o setor para que não impacte na competitividade. Hartmann sugeriu que seja implementada uma política de apoio através da compensação do ICMS devido pelas cooperativas e empresas do setor, para ser investido em Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural. O presidente do Sistema Ocergs propôs também a criação de modelo de Fundopem Rural, além de outras políticas como a de conservação do solo para melhorar a produção e mitigar os efeitos da seca que vem afetando a produção nos últimos tempos.

Darci Hartmann explanou sobre a relevância de abertura de novos mercados que gerem oportunidades para o setor de proteína animal do Rio Grande do Sul, através da intensificação das exportações. Diante do cenário atual pelo qual passa o setor, Hartmann destacou a importância da criação de linha de crédito para capital de giro do setor com taxas de juros compatíveis para socorrer as cooperativas e agroindústrias no curto e médio prazo, diante da elevação dos custos da cadeia como um todo e as dificuldades enfrentadas no momento atual em relação ao mercado. Por fim, colocou o Sistema Ocergs à disposição do governo do Estado para formulação de políticas públicas em parceria com o setor cooperativo e demais entidades da categoria. Participaram da reunião também o secretário da Agricultura do RS, Giovani Feltes; o secretário do Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini; a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann; o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo; o subsecretário do Tesouro do Estado e subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.