Ir para o conteúdo principal

Certaja realiza reparos em torre de distribuição no Vale do Rio Pardo

Cerca de 6 mil cooperados ficaram sem energia elétrica no Vale do Rio Pardo após a retirada de parafusos da estrutura de uma torre da linha de distribuição da localidade de Cerro do Chileno, em Vale Verde. Sem a sustentação necessária, a torre caiu durante o temporal que atingiu a região no sábado (28/01). Com a queda, outra torre próxima também ficou avariada.

Cooperados de Vale Verde, General Câmara, Passo do Sobrado, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul – municípios atendidos pela Subestação Vale Verde – foram atingidos com a falta de energia.

Para minimizar o impacto, a Cooperativa Certaja realizou transferência de carga para a Subestação Taquari, enquanto as equipes trabalhavam para consertar os estragos e restabelecer a normalidade no fornecimento.

“Com a transferência de carga, os níveis de qualidade da energia ficaram prejudicados, mas a prioridade naquele momento era que todos os cooperados tivessem energia”, explica o gerente de Distribuição da Cooperativa, Eleandro Luis Marques da Silva.

Como o trabalho exigiu a contratação emergencial de equipes especializadas, Silva observa que ainda não é possível mensurar a totalidade dos custos envolvidos nesta operação. “Esse tipo de ato afeta diretamente os nossos cooperados, que ficam provisoriamente sem a prestação do serviço”, comenta o gerente. “Além disso, também oferece um risco altíssimo para a comunidade e para quem efetua o ato de vandalismo, devido à possibilidade de exposição a choques elétricos”, acrescenta.

Os reparos das duas torres já foram realizados e o fornecimento de energia para toda a região foi integralmente normalizado no início da tarde do dia 30 de janeiro. A Cooperativa já tomou as medidas legais necessárias para apurar e responsabilizar os envolvidos. Pelas evidências apuradas até o momento pela equipe da CERTAJA Energia, acredita-se que a retirada dos parafusos tenha ocorrido nos últimos dias. “O local foi vistoriado recentemente, há cerca de duas semanas, dentro do programa de manutenção.”

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) registrou diversos casos de ataques contra torres de transmissão de energia elétrica no Brasil no mesmo período. A agência informa que tem mantido o Ministério de Minas e Energia (MME) informado de todos os eventos, considerados atos de vandalismo, como também tem interagido com as autoridades de segurança pública.