Ir para o conteúdo principal

Com foco em inovação, Unicred expande atuação para o agronegócio

A inovação e a sustentabilidade são hoje temas de grande relevância para o desenvolvimento de qualquer empresa. A partir dela, somos capazes de explorar novas soluções e oportunidades, aprimorar processos, produtos e tecnologias. Já é uma regra essencial para qualquer empresa que deseja crescer nos dias de hoje: é necessário inovar e ser sustentável.

Assim, destacamos a inovação como um conceito em ascensão no sistema Unicred. Não por acaso, mantemos três sólidos pilares voltados para esta área: o pilar de fomento e desenvolvimento da cultura da inovação, o pilar de inovação incremental e disruptiva e um terceiro direcionado para geração de conexões inovadoras, de forma a desenvolver e levar melhores soluções para facilitar a atuação de nossas cooperativas e cooperados.

Com mais de 30 anos de atuação, a Unicred desenvolveu um histórico sólido na área médica e no setor da saúde, mas por nossa expansão contínua faz-se necessário inovar. E uma das ações de destaque em nossa história recente foi o investimento para a criação da Casa Unicred na Expointer, onde ampliamos e oficializamos nosso posicionamento como uma instituição financeira cooperativa que se relaciona também com o agronegócio.

Essa aproximação com o agro foi natural, uma vez que muitos cooperados da Unicred possuem como segunda atividade – ou até mesmo primeira – o investimento e a atuação no agronegócio. Atualmente, no Rio Grande do Sul, temos este setor respondendo por aproximadamente 10% do valor adicionado bruto ao Estado, sendo fundamental para a dinâmica econômica de muitos municípios: em quase 150 cidades gaúchas a agropecuária é a principal atividade econômica, superando a indústria e os serviços, por exemplo.

A participação no agronegócio nos surge como um desafio, mas não podemos deixar de lado esta importante parte de nosso sistema e que também responde pelos resultados de nossa operação. E para atuar neste setor de extrema relevância ao Rio Grande do Sul, não poderíamos deixar de lado a questão da inovação, nos dedicando também nas adjacências do agronegócio: olhando para a tecnologia e para a sustentabilidade como soluções para colaborar com o desenvolvimento do setor a partir do apoio aos nossos cooperados que atuam nele.

Com o tema “O agro do amanhã é hoje”, a Unicred passou a desenvolver e a oferecer produtos, serviços e condições exclusivas aos nossos cooperados desde a Expointer, voltados à sustentabilidade e energias renováveis, como crédito e financiamento para veículos híbridos e elétricos, placas solares e outros novos equipamentos e tecnologias de ponta do agronegócio.

Seguimos atuantes e dedicados a expandir nossa presença no agronegócio. Após o lançamento da Casa Unicred na Expointer, que foi um marco para as cooperativas do Sistema Unicred e onde estaremos também pelos próximos anos, participamos no mês de outubro da Missão Agritech: uma incursão por várias cidades de Portugal para conhecer seu ecossistema de inovação e tecnologia agrícola, com foco em visitas técnicas, networking e negócios de destaque.

A Missão Agritech nos trouxe uma oportunidade excepcional, capitaneada pela Associação dos Municípios da Região Central do Estado em parceria com 33 municípios gaúchos e a Universidade Federal de Santa Maria. A partir desta incursão, conhecemos uma realidade bastante particular de um país de pouco mais de 10 milhões de habitantes, população menor do que a de nosso Estado, mas que nos traz muitas lições sobre sustentabilidade, produtividade e tecnologia mesmo em terrenos que não são considerados tão férteis como os nossos.

Entre nossos principais aprendizados nesta missão, percebemos a importância do investimento a empreendedores que atuam frente às alterações climáticas e contra os impactos do aquecimento global em diferentes setores econômicos, com adaptação e conceitos cada vez mais contemporâneos sobre sustentabilidade – como o smart farming, a agricultura 4.0 e o agronegócio de precisão, baseado na informação e voltado à inovação.

A sustentabilidade e a inovação fazem parte de nossa história e, atualmente, temos os olhos abertos para novos horizontes. Hoje, vivemos num paradoxo em que é necessário produzir para se desenvolver, mas há a previsão de escassez de alimentos no futuro. O Brasil, como celeiro de alimentos do mundo, tem grandes oportunidades de expandir seu posicionamento com metas e políticas atuais nestas áreas, e nosso desafio não está apenas na inovação a partir de produtos, mas também na disseminação da cultura do agronegócio sustentável.

Com muitas outras novidades ainda por vir, seguiremos dedicados a oferecer sempre mais aos nossos cooperados, demonstrando na prática e continuamente que inovação, sustentabilidade e prosperidade são as escolhas da Unicred Central Geração.

Fonte: Unicred Central Geração