Ir para o conteúdo principal

Coprel investe na região de Tio Hugo com a construção de usina hidrelétrica e subestações de energia

A Coprel está investindo de forma expressiva na grande região de Tio Hugo-RS, na construção de uma Pequena Central Hidrelétrica e duas subestações de energia. Entre os municípios de Tio Hugo e Ibirapuitã, no Rio Jacuí, a usina com maior potência instalada da Coprel: a PCH Tio Hugo está com 85% das obras concluídas. Com 10,1 MW de potência, a usina representa o maior investimento da cooperativa em geração de energia num empreendimento próprio.

Desde o início da sua construção, em agosto de 2021, a PCH Tio Hugo traz muitos benefícios para a região, como o retorno de impostos e a geração de mais de 250 empregos diretos e 500 indiretos, além do desenvolvimento de programas ambientais que visam o cuidado com o meio ambiente.

No entorno do reservatório, foram adquiridos 156 hectares de áreas de preservação permanente (APPs) e 49 hectares de mata nativa para reposição florestal obrigatória, onde serão plantadas mudas de árvores nativas. A construção da PCH Tio Hugo envolve o cumprimento de várias condicionantes ambientais, junto ao órgão fiscalizador. Desta forma, são desenvolvidos 21 programas ambientais que monitoram a fauna e flora local, com o objetivo de aliar o desenvolvimento social e econômico com a preservação do meio ambiente.

A nova usina da Coprel beneficiará mais de 25 mil famílias com a geração de energia limpa e renovável, que será injetada na nova subestação de seccionamento em Tio Hugo. Para levar a energia gerada pela usina, foram construídos nove quilômetros de linha de distribuição, com tensão de 34.500 volts.

Os investimentos na região envolvem não só a usina, mas também a construção da subestação de seccionamento em 69 kV, onde terão módulos para injeção da potência da PCH em 34,5 kV e uma subestação rebaixadora, para atendimento da carga com segurança, disponibilidade e qualidade para quase 7 mil famílias de 8 municípios da região: Tio Hugo, Victor Graeff, Ibirapuitã, Ernestina, Soledade, Mormaço, Tapera e Lagoa dos Três Cantos.

Além de conectar a PCH Tio Hugo ao sistema elétrico, a subestação de energia contará com dois transformadores de força com capacidade para suprir o crescimento de carga da região pelos próximos 15 anos. Outra característica será a operação 100% telecomandada pelo Centro de Operações da Coprel, com sede em Ibirubá.

Com previsão de conclusão das obras para o primeiro semestre de 2023, a PCH Tio Hugo e as subestações de energia são empreendimentos estratégicos que proporcionam um sistema de energia robusto, confiável e de qualidade, desenvolvendo e conectando toda a região de Tio Hugo ao futuro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coprel